sábado, 10 de abril de 2021

Legalismo versus liberdade cristã – Silas Malafaia

Editora: Central Gospel

ISBN: 978-85-7689-284-7

Opinião: ★★★☆☆

Páginas: 64

Sinopse: Um livro gospel especial para os cristãos. A obra é de Silas Malafaia e a distribuição é da editora Central Gospel.

De acordo com a bíblia o cristão foi chamado para a liberdade em cristo e não para a escravidão da lei. Ainda assim há muitos cristãos que não conseguem viver a vida cristã de forma plena e absoluta. Infelizmente ainda existem muitos legalistas nas igrejas os quais sentem prazer em impor jugo a si mesmos e aos outros. Eles induzem as pessoas a cumprirem preceitos e ordenanças que não condizem com os ensinos da bíblia e muito menos com a vida de pureza e santidade que a liberdade cristã oferece.


“O evangelho é a suprema revelação de Deus baseada em uma única pessoa (Jesus Cristo), e não em um conjunto de códigos legais ou de rituais, como era no passado. A experiência do evangelho real e vivido é demonstrada pelo fruto do Espírito, e não tem nada a ver com obediência a um conjunto de normas e regras da lei. Esta é a grandeza do evangelho!”

 

 

“O legalismo é um perigo à pureza do evangelho, pois falsifica os ensinamentos de Jesus. Mas será que o legalismo de hoje, que prima pela obediência à lei, aos rituais, às normas, é igual ao legalismo dos judeus? Na essência sim; só muda em alguns aspectos.

Eu explico: para os cristãos judaizantes, todo homem, fosse ele judeu ou não, tinha de ser circuncidado. Era lei! No legalismo moderno, as pessoas, convenientemente, escolhem as regras de conduta que acham que devem obedecer.”

 

 

1ª característica – falso irmão

E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Gálatas 2.4

Está na Bíblia, meu irmão. Não é invenção do pastor Silas. Qualquer um que se intromete secretamente em sua vida para vigiá-la e criticá-la é chamado de “falso irmão”, porque isso não vem de Deus. O Senhor nos chamou para levar as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo (Gálatas 6.2).”

 

 

2ª característica

O legalista tem um péssimo costume: vive intrometendo-se e policiando a vida dos outros. Porém, observe o que Paulo diz a seguir:

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14.12

Ninguém vai dar conta da minha vida. Isso cabe apenas a mim. E minha responsabilidade. Que os legalistas tomem conta de sua própria vida diante de Deus, e deixem as dos outros em paz, pois, como vimos, cada um dará conta de si.

Os legalistas precisam parar de considerarem-se superiores e de controlar a vida alheia.

 

3ª característica — querem submeter as pessoas às suas normas de vida

Era justamente isso que os legalistas da época do apóstolo Paulo queriam fazer com ele. Preocupavam-se em expiá-lo e intrometer-se em sua vida para colocá-lo em servidão. E é isso que os legalistas de hoje querem fazer com o povo de Deus.

Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.           Colossenses 2.18

que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.     1 Tessalonicenses 4.4

Eu é que tenho de cuidar da minha vida e ver como estou.

Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come: e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.           Romanos 14.1-4

Os legalistas condenam profundamente as pessoas que não andam como eles e que não fazem o que eles querem. Eles precisam aprender a respeitar as diferenças, Se alguém está fazendo algo para Deus, muito bem, faça, mas não exija que as outras pessoas ajam da mesma forma que ele. Que essa pessoa continue fazendo as coisas que faz ou que acha que deve fazer sem impor nada a ninguém, e crendo que é o Espírito Santo que convence a todos, e não o legalista.”

 

 

“É isso também o que o apóstolo Paulo está perguntando à igreja da Galácia. E faço minhas as palavras dele. Estou tornando-me seu inimigo por falar a verdade? Estou contrariando o estilo de vida cristã que você aprendeu baseado em leis denominacionais feitas por homens? Deixe-me dizer-lhe uma coisa: essa conduta não tem nenhum proveito. Não serve para purificar, santificar, perdoar, transformar... Não serve para conduzir ninguém ao céu. Não serve para “coisa” alguma.

Não podemos macular o evangelho de Jesus, falsificando-o. Não podemos ajudar o evangelho. Aliás, Deus não precisa de ajuda; o que Ele faz é completo e tremendo. Quantas pessoas foram libertas do poder do pecado por terem abraçado esta ou aquela doutrina ou denominação? E quantas foram libertas porque aceitaram Jesus e passaram a viver em novidade de vida, com a graça de Deus agindo em suas vidas?

Eu nunca vi alguém dizer assim: “pastor, eu fui liberto do poder do pecado porque aceitei uma nova norma da igreja.” Ou “pastor, desde que resolvi deixar o cabelo crescer, o Senhor transformou a minha vida.”

Eu nunca vi leis ou normas de alguma igreja servirem para ajudar alguém a ser transformado. Pelo contrário, vi pessoas usarem a religião para seus próprios fins.”

Nenhum comentário: