Editora:
Bertran Russell
ISBN: 978-85-2862-194-5
Tradução:
Milton Chaves de Almeida
Opinião:
★★★★☆
Páginas:
192
“O sonho americano,
assim como a maioria dos sonhos, tem em si grandes componentes mitológicos. No
século XIX, esse sonho era parcialmente descrito nas histórias de Horatio
Alger: “Somos muito pobres, mas trabalharemos duro e acharemos uma saída”, o
que, até certo ponto, reflete uma verdade. Tomemos o meu pai como exemplo. Ele
chegou aqui em 1913, oriundo de um povoado muito pobre da Europa oriental.
Conseguiu um emprego braçal numa loja em Baltimore e, aos poucos e com muito
trabalho, conseguiu ingressar numa universidade, graduar-se e até mesmo chegar
a um doutorado. E acabou alcançando um estilo de vida de “classe média”. Muitas
pessoas conseguiram o mesmo. No passado, imigrantes vindos da Europa tinham
chances de atingir um nível de riqueza, privilégios, liberdade e independência
que não teria sido imaginável em seus países de origem.
Atualmente, nós
sabemos que simplesmente isso não é mais possível. Aliás, atualmente o nível de
mobilidade social é mais baixo aqui do que na Europa. Porém, o sonho perdura,
alimentado por propaganda política. É algo que a gente ouve em todos os
discursos políticos: “Vote em mim, traremos o sonho de volta.” Todo mundo
reitera isso com palavras semelhantes — chegamos a ouvir essa promessa de
pessoas que estão destruindo o sonho, quer saibam ou não. Ainda assim, o sonho
tem que continuar, pois, do contrário, como eles conseguiriam atrair pessoas
para o país mais rico e poderoso da história, com vantagens extraordinárias
para elas enfrentarem a realidade que as rodeia?
É realmente sem
precedentes a desigualdade dos dias atuais. Se examinarmos a desigualdade total
de hoje, veremos que atravessamos o pior período da história americana. No
entanto, se analisarmos a questão mais profundamente, constataremos que a
desigualdade se origina da situação de extrema riqueza, concentrada numa
parcela minúscula correspondente a um por cento da população americana.
Tivemos períodos,
como a Era Dourada da década de 1890, os Loucos Anos 20, e outros mais, quando
a progressão dos fatos foi parecida com o que vemos hoje, mas o momento atual é
extremo. Porque, se analisamos a distribuição de riquezas, veremos que a
desigualdade é causada, principalmente, pelos extremamente ricos —
literalmente, os dez mais endinheirados desse um por cento são simplesmente super-ricos. Isso é o resultado de mais
de trinta anos de uma mudança nas políticas sociais e econômicas. Se
investigarmos, descobriremos que, ao longo desses anos, as políticas
governamentais foram modificadas de forma totalmente contrária aos anseios da
população, com vistas a proporcionar enormes benefícios aos muito ricos.
Consequentemente, para a maior parte da população, a renda real está
praticamente estagnada há mais de trinta anos. Nesse sentido, no sentido ímpar
do povo americano, a classe média está sob ataque.
Uma parte
significativa do Sonho Americano tem a ver com mobilidade social: a pessoa
nasce pobre, trabalha muito e enriquece. É a ideia de que é possível, para
qualquer um, conseguir um bom emprego, comprar uma casa e um carro, bancar a
educação dos filhos...
Tudo desmoronou.”
“Nos Estados Unidos,
pregam-se valores como a democracia. Numa democracia, a opinião pública
influencia as políticas governamentais e depois o governo executa medidas e
programas determinados pela vontade da população. Esse é o verdadeiro
significado de democracia.
É importante
compreender que setores poderosos e privilegiados da sociedade nunca gostaram
de democracia por uma razão muito simples: a democracia põe o poder nas mãos da
população e o tira dos privilegiados e poderosos.
Esse é um princípio
da concentração de riqueza e poder.
O círculo vicioso
Concentração de
riqueza proporciona concentração de poder, principalmente porque faz com que o
custo das campanhas eleitorais aumente muito, o que força os partidos políticos
a ficarem ainda mais dependentes e controlados pelas grandes empresas. Esse
poder político logo se transforma em leis que aumentam a concentração de
riqueza. Desse modo, políticas fiscais, assim como as tributárias,
desregulamentação governamental, normas favorecedoras da atividade empresarial
e toda uma série de medidas — medidas políticas destinadas a aumentar a
concentração de riqueza e poder — propiciam mais poder político para se fazer a
mesma coisa. E é isso o que temos visto. Portanto, estamos vivendo essa espécie
de “círculo vicioso”.”
“A minoria dos opulentos
James Madison, o
principal arquiteto da Constituição americana, uma pessoa que acreditava tanto
nos princípios democráticos quanto qualquer outra pessoa do mundo naquela
época, achou, no entanto, que a forma de governo dos Estados Unidos deveria ser
moldada — e, por iniciativa dele, foi de fato o que aconteceu — de modo que o
poder ficasse nas mãos dos ricos, porque os ricos seriam mais responsáveis,
aqueles que se preocupariam com os interesses do povo em geral e não apenas com
interesses locais.
Portanto, a
estrutura formal do sistema constitucional pôs a maior parte do poder nas mãos
do Senado, lembrando que o Senado americano não era eleito naquele tempo.
Aliás, isso só aconteceu há cerca de um século. Seus membros eram escolhidos
por assembleias legislativas, tinham longos mandatos e eram selecionados apenas
entre os ricos. Homens mais responsáveis. Pessoas que, nas palavras de Madison,
tinham simpatia pelos proprietários de terras e seus direitos. E isso tinha que
ser protegido.
O Senado concentrava
a maior parte do poder, mas também era o que se mantinha mais distanciado da
população. A Câmara dos Representantes — cujos membros se conservavam mais
perto do povo — exercia na política um papel bem mais fraco. Naquela época, o
chefe do executivo — o presidente — estava mais para administrador, com alguma
responsabilidade em relação à política externa e outros assuntos. Tudo muito
diferente dos dias atuais.
Uma questão
importante era: até que ponto devemos permitir a verdadeira democracia? Madison
discutiu isso com muita seriedade, nem tanto em O federalista — obra reunindo uma coleção de ensaios que eram uma
espécie de propaganda política —, mas nos debates da Convenção Constituinte da
Filadélfia, os quais são a fonte de informação mais interessante. Se lermos as
atas dos debates, veremos que Madison afirmou que a maior preocupação da
sociedade — de toda sociedade decente — deve ser a de “proteger a minoria
opulenta contra a maioria”. Palavras dele. E ele tinha argumentos.1
Madison observou que
o modelo que ele tinha em mente — o da Inglaterra, logicamente — era o do país
mais moderno e da sociedade politicamente organizada mais avançada da época.
Ele propôs que supuséssemos uma situação em que, na Inglaterra, todas as
pessoas tivessem o direito de votar. Ora, com isso a maior parte dos pobres se
reuniria e se organizaria para tomar as propriedades dos ricos. Os pobres
realizariam o que chamaríamos hoje de reforma agrária: a divisão das grandes
propriedades, bem como a dos estados de tradição agrícola, e dar ao povo suas
terras, retirando essas terras daquilo que, não muito tempo atrás, tinha sido
imposto pelo sistema de cercamentos. Com isso, os pobres votariam para retomar
aquelas que haviam sido outrora terras comunitárias e se apropriar delas.
E como, acrescentou
Madison, obviamente isso seria injusto, não poderia ser permitido. Desse modo,
o sistema constitucional tinha que ser estruturado de forma que impedisse a
democracia — a “tirania da maioria”, tal como a denominavam às vezes — para
assegurar que a propriedade dos opulentos não fosse atingida.”
1:
Ver Atas e Debates Secretos da Convenção Realizada na Filadélfia, no Ano de
1787, na página 25.
“O papel das instituições financeiras
Na década de 1950,
tal como acontecera anteriormente durante muito tempo, a economia dos Estados
Unidos se baseava, em grande parte, na produção industrial. Os Estados Unidos
eram o grande centro industrial do mundo. Instituições financeiras constituíam
uma parcela relativamente pequena da economia e sua tarefa era distribuir
ativos não utilizados, como depósitos de poupança, para fomentar a produção.
Era um incentivo à economia. Implantou-se, pois, um sistema regulamentador.
Bancos foram regulamentados. Bancos comerciais e de investimento foram
separados e reduziu-se o número de investimentos de risco que pudessem
prejudicar individualmente os cidadãos. Devemos considerar que não houve
nenhuma crise financeira durante o período de regulamentação do New Deal. Na
década de 1970, esse sistema mudou.
Até o início dos
anos de 1970, havia no mundo um sistema de gerenciamento econômico
internacional, estabelecido pelos vencedores da Segunda Guerra Mundial, os
Estados Unidos e a Grã-Bretanha — Harry Dexter White pelo lado americano e John
Maynard Keynes pelo lado britânico. Era conhecido pelo nome de Sistema Bretton
Woods, amplamente baseado na regulamentação do uso e distribuição de capitais,
de forma que as moedas dos países fossem reguladas com base no dólar, que, por
sua vez, era atrelado ao ouro. Havia muito pouca especulação cambial, pois não
havia espaço para isso. O Fundo Monetário Internacional vinha autorizando, e
até apoiando, controles governamentais sobre a exportação de capitais. Ademais,
o Banco Mundial andou financiando projetos de desenvolvimento estatais. Isso
foi nas décadas de 1950 e 1960, mas, nos anos 1970, esse sistema foi
desmantelado. Totalmente desmantelado. Os mecanismos de controle cambial foram
revogados, ocasionando, tal como seria de se prever, um acentuado aumento da especulação cambial.
FINANCEIRIZAÇÃO DA
ECONOMIA
Simultaneamente, os
lucros da produção industrial — embora ainda grandes — diminuíam e as taxas
estavam em declínio. Ao mesmo tempo, começou a ocorrer um aumento gigantesco
nos fluxos de capitais especulativos — um aumento realmente astronômico — assim
como enormes transformações no setor financeiro, abrangendo desde bancos a
investimentos de risco, instrumentos financeiros complexos, manipulações
cambiais e assim por diante.
Cada vez mais, o
negócio do país não era a produção fabril e industrial, pelo menos no que diz
respeito à produção industrial dentro dos Estados Unidos. Podia-se ver isso até
na escolha de diretores de empresas. Nas décadas de 1950 e 1960, era grande a probabilidade
de que o executivo-chefe escolhido para comandar uma grande empresa americana
fosse um engenheiro, alguém diplomado por uma instituição como o Instituto de
Tecnologia de Massachusetts (MIT), talvez em engenharia industrial. Havia a
sensação na classe dos gestores e donos de empresas de que esse era o perfil
ideal para lidar com a mentalidade e a natureza da sociedade — que
representava, por assim dizer, a mão de obra, o mercado e que iria encarar com
entusiasmo o futuro de suas respectivas corporações. Com o tempo, essa sensação
foi se revelando cada vez menos verdadeira.
Já mais recentemente, cúpulas diretoras e altas gestões de empresas passaram a ser formadas por pessoas oriundas de faculdades de administração, versadas e tarimbadas em artificiosos esquemas financeiros de várias espécies e assim por diante. E isso modificou a atitude, não só das empresas, mas também de seus dirigentes para com elas. Há menos lealdade com a empresa e mais lealdade a si mesmo. Hoje em dia, a forma pela qual se pode progredir nas corporações é mostrando bons resultados no trimestre seguinte. Não é mais o futuro de longo prazo da empresa — e sim aquilo que o executivo pode fazer no trimestre seguinte. Além do mais, isso é determinante para o seu salário, suas gratificações etc. Portanto, se agora as práticas empresariais podem ser concebidas visando à obtenção de lucros de curto prazo e, com isso, o executivo consegue ganhar rios de dinheiro mesmo que quebre a empresa — ele simplesmente leva o dinheiro e uma rescisão milionária. Esse tipo de coisa provocou uma mudança considerável na forma pela qual as empresas passaram a ser conduzidas.1
Na década de 1980, a
General Electric, por exemplo, conseguiu obter mais lucros praticando
especulação financeira do que se dedicando à produção industrial nos Estados
Unidos. Devemos considerar também que uma parte significativa da General
Electric é hoje, substancialmente, uma instituição financeira. Metade de seus
lucros é obtida com a movimentação de dinheiro envolvendo esquemas complexos.
Não se sabe ao certo se o que seus executivos estão fazendo tem algum valor
para a economia. Portanto, o que ocorreu foi um acentuado aumento no papel do
setor financeiro na economia e um correspondente declínio na produção interna.
É um fenômeno a que se deu o nome de “financeirização” da economia. Com ele,
veio a terceirização internacional da produção.”
1:
Ver “Um Apelo para o Fim da Ênfase na Obtenção de Lucros a Curto Prazo”, The Wall Street Journal, Justin Lahart,
9 de setembro de 2009, na página 61.
“Aliás, aquilo que
muitos chamam de “acordos internacionais de livre comércio” não são nem um
pouco livres. O sistema de comércio mundial foi reestruturado com a claríssima
intenção de fazer com que os trabalhadores competissem uns com os outros em
todo o mundo. A consequência disso é a redução do nível de renda dos
trabalhadores. É um fenômeno que tem sido impressionante nos Estados Unidos,
mas também está acontecendo no mundo inteiro. Significa que agora o trabalhador
americano tem que competir com o superexplorado trabalhador chinês.
Por falar em China,
lá a desigualdade aumentou muito. A China e os Estados Unidos são os dois
exemplos mais extremos nesse aspecto. Naquele país, existem muitas campanhas de
trabalhadores na tentativa de superação do problema, só que o governo chinês é
muito rígido. É uma situação difícil, mas algo está sendo feito — e em todo o
planeta. O que os Estados Unidos estão exportando são valores do empresariado —
concentração de riqueza, tributação da classe operária, privação de direitos
trabalhistas, exploração e por aí vai — é isso o que está sendo exportado no
mundo real. É uma espécie de consequência automática da criação de sistemas de
comércio feitos para proteger ricos e privilegiados.
Enquanto isso,
profissionais com altos salários estão protegidos. Afinal, eles não são levados
a competir com seus pares de outras partes do mundo — longe disso. E,
logicamente, os capitais ficam livres para se movimentar pelo globo. Já os
trabalhadores não têm essa liberdade; a mão de obra não pode dar-se esse luxo,
mas o capital pode. Mais uma vez, voltando a autores clássicos, como Adam
Smith, ele observou que “a livre circulação de mão de obra” é o fundamento de
todo sistema de livre comércio. No entanto, os trabalhadores não têm essa
mobilidade. Os ricos e os privilegiados estão protegidos, e as consequências
desse estado de coisas são óbvias.”
“A insegurança dos trabalhadores
Políticas são feitas
para aumentar a insegurança. Alan Greenspan, quando foi sabatinado no
Congresso, explicou que seu sucesso no comando da economia se devia ao fato de
que ele se baseara no que chamou de necessidade de manter um grau de
“insegurança maior entre os trabalhadores”.3 Ou seja, mantenha os trabalhadores
em constante estado de insegurança, pois assim será fácil tê-los sob controle.
Não farão mais reivindicações de salários dignos ou condições de trabalho
decentes, tampouco de livre associação — em outras palavras, de se organizarem
em sindicatos. Se os trabalhadores forem mantidos em constante estado de
insegurança, não farão muitas reivindicações ou exigências. Ficarão contentes
apenas pelo fato de terem emprego — sequer se importarão com tipos de trabalho
horríveis ou insalubres, não reivindicarão salários dignos, não exigirão
condições decentes de trabalho nem demandarão benefícios trabalhistas — e, por
tal teoria, esse estado de coisas é o que se pode considerar uma economia
saudável.
Nestes últimos
trinta anos de estagnação econômica, foi principalmente pelo cumprimento de uma
maior carga horária de trabalho que os cidadãos americanos conseguiram manter
seus estilos de vida. Atualmente, a carga horária dos americanos é muito maior
do que a dos europeus, os benefícios diminuíram e, para sobreviver, as pessoas
estão contraindo dívidas. Quando impera uma situação de insegurança entre os
trabalhadores, as pessoas se afundam cada vez mais em dívidas para continuar
tentando levar uma vida normal. Estão tomando empréstimos, comprando bens
desvalorizados, enfrentando preços de imóveis residenciais inflacionados, tudo
isso dando a ilusão de uma riqueza que você poderia usar para o consumo, em
reservas para o futuro e na educação dos filhos — é lógico que isso não pode
continuar.
Atualmente, os
americanos têm uma carga horária muito maior do que a de trabalhadores de
outros países comparáveis ao nosso, e isso exerce sobre nossos cidadãos um
efeito disciplinador — na forma de menos liberdade, menos tempo para o lazer e
para pensar, mais necessidade de obedecer a ordens dos superiores e assim por
diante. São grandes os efeitos suscitados por esse estado de coisas. Vemos hoje
os dois membros adultos de várias famílias trabalhando, porém suas famílias
estão entrando em colapso, pois não possuem a contraparte de serviços públicos
como os das nações com condições econômicas semelhantes às nossas. Se as atuais
tendências socioeconômicas continuarem, nossos netos se verão, em número cada
vez maior, na condição de gerentes e executivos exportando empregos para o
sudoeste da China — nessas áreas profissionais haverá oportunidades. Todavia,
para grande parte da população, será principalmente prestação de serviços — vai
todo mundo trabalhar no McDonald’s.
No entanto, para os
donos do mundo, está tudo ótimo. Eles obtêm lucros enormes. Contudo, para a
maior parte da população, a situação é desoladora. Esses dois sistemas,
financeirização e terceirização internacional da produção, fazem parte dos
processos que nos levaram ao círculo vicioso da concentração de riqueza e
poder. Os industriais ainda continuam ganhando muito dinheiro, mas seus meios
de produção estão em terras estrangeiras. A maior parte dos lucros das maiores
empresas americanas vem do exterior, e isso cria todo tipo de oportunidades
para se transferir para o restante da população o fardo de se manter em
condições mínimas de sobrevivência.”
“Redução de impostos
Durante o período de
grande crescimento de nossa economia — anos 1950 e 1960, embora, para ser mais
exato, mesmo antes — a carga tributária incidente sobre os ricos era muito
maior. E os impostos pagos pelas grandes empresas eram efetivamente mais altos
— os tributos incidentes sobre dividendos eram substancialmente maiores. Mas
isso mudou, e a tendência atual é de redução de impostos sobre os muito ricos.
O sistema tributário sofreu uma reformulação, de modo que os impostos pagos
pelos muito ricos caíram e, consequentemente, a carga tributária incidente
sobre o restante da população aumentou. A tendência agora é tentar fazer com
que os impostos recaiam apenas nos salários e no consumo — afinal, por uma
questão de necessidade ou sobrevivência, consumir é algo que todo mundo tem de
fazer —, em vez de, digamos, dos dividendos, que vão apenas para os ricos. Essa
mudança provocou um enorme deslocamento da carga tributária. E os números são
impressionantes.
Todavia, eles têm uma justificativa — sim, claro, eles sempre têm. Neste caso, a justificativa é a seguinte: “Ora, isso aumenta os investimentos e o número de empregos.” No entanto, não existem provas de que isso acontece. Se eles querem aumentar o número de empregos e ampliar os investimentos, o que precisam fazer é aumentar a demanda. Até porque, se houver demanda, investidores farão investimentos para satisfazê-la. Se quiserem aumentar os investimentos, deem dinheiro aos pobres e aos trabalhadores para que o gastem, não em iates e férias no Caribe, mas na compra de bens de consumo. Os pobres e trabalhadores gastam o que ganham por uma questão de sobrevivência. Isso estimula a produção, incentiva os investimentos, promove o emprego e por aí vai.
Porém, se a pessoa é
uma ideóloga defensora dos interesses dos donos do mundo, segue uma linha de
raciocínio diferente. Mesmo que não existam provas que justifiquem sua tese e
mesmo que, economicamente, elas não façam nenhum sentido. Na verdade, o atual estado
de coisas é quase um absurdo — as grandes empresas estão transbordando em
dinheiro. Não é, pois, que elas disponham de pouco capital. A Goldman Sachs,
por exemplo, um dos maiores perpetradores da última crise financeira, está
agora tão rica — graças às operações de resgate financeiro do governo, a
socorros na forma de isenção de impostos ou a perdão de dívidas tributárias —
que está se preparando para a próxima crise. E, nas mãos de seus donos, o que
não existe é escassez de capital. Desse modo, encher as mãos de seus executivos
de mais dinheiro não tem por finalidade aumentar investimentos ou, no termo que
costumam usar, gerar “empregos” — na verdade, o termo é apenas um artifício —,
mas, simplesmente, aumentar a extraordinária concentração de riqueza e, com
isso, consolidar a estagnação do restante da população. Acontece que isso é
justamente o que se pode esperar quando se põe dinheiro nas mãos daqueles que
seguem a máxima vil — aumentar os lucros e maximizar o poder. “Tudo para nós, e
nada para os outros.”4
De fato, a General
Electric não paga nenhum imposto, embora venha conseguindo lucros enormes. Isso
permite que eles transfiram os lucros para outros lugares ou até adiem a
aplicação deles, mas pagar impostos, de jeito nenhum — e isso é bastante comum.
As grandes corporações americanas transferiram para o restante da população o
fardo de manter a sociedade.
Transferindo de volta
De uma forma geral,
a questão do aumento dos impostos dos ricos tem recebido forte apoio até de
pessoas como as que votaram em Donald Trump em 2016 — eleitores que, quando
analisamos, assumem atitudes socialdemocratas. Atitudes do tipo: “Abaixo o
governo! Mais verbas para a educação, a saúde e mais ajuda para mulheres com
filhos menores!” Não defendem o estado de bem-estar social, pois isso foi
eficazmente demonizado — caso você se lembre das histórias de Ronald Reagan,
bem-estar social significa um homem negro roubando o seu dinheiro num gabinete
do governo. Mas defendem aquilo que o bem-estar pode proporcionar. De uma forma
geral, o povo quer isso.
Tomemos o exemplo da
campanha eleitoral de Bernie Sanders em 2016 — em toda parte, seus pontos de
vista e suas posturas tiveram um apoio considerável do povo, ou talvez até um
apoio majoritário, e eram bem comuns até pouco tempo atrás. De certa forma, a
“revolução política” que Bernie Sanders pedia não teria surpreendido muito a
Dwight Eisenhower. Nos últimos tempos, o espectro político dominante se
deslocou de tal forma para a direita que o desejo majoritário da população e o
que era o convencional soa agora radical ou extremista. Depende de nós fazer as
coisas voltarem a ser como antes. Nos dias atuais, os democratas são muito
parecidos com os que se costumava denominar de republicanos moderados, o tipo
de republicanos partidários do pensamento de Nelson Rockefeller. Essa é hoje a
posição predominante entre membros do Partido Democrata. Já os republicanos
simplesmente estão fora desse âmbito — e nem sequer podemos dizer que ainda
constituem um partido político de fato.
Os republicanos se
deslocaram tanto para uma vertente de dedicação aos interesses dos ricos e do
setor das grandes empresas que não podem alimentar a esperança de receber votos
de eleitores que apoiem seus programas atuais. Por isso, passaram a mobilizar
setores da população que sempre existiram, mas não como uma força de coesão
política organizada: evangélicos, nativistas, racistas e vítimas de formas da
globalização concebidas para fazer com que trabalhadores de todos os quadrantes
do mundo resolvam competir entre si e, ao mesmo tempo, acabem protegendo os
privilegiados. Esse modus operandi mina as medidas legais e outras
mais que proporcionaram alguma proteção aos trabalhadores, além de outras
formas de eles influenciarem tomadas de decisões em setores públicos e
privados, principalmente quando estes últimos têm sindicatos eficazes.
Portanto, a grande
questão é: é possível prosseguir com essa maciça mobilização popular e
ampliá-la, de modo que se transforme numa força eficiente e capaz de inverter
as tendências retrógadas que criaram uma situação horrível neste país?
4
Ver Pesquisa Econômica: Como a Crescente
Desigualdade Está Prejudicando o Crescimento Econômico e Quais as Possíveis
Soluções para Reverter Essa Tendência, Standard & Poor’s, 5 de agosto de 2014, na página
78.
Será que uma forte reação está ganhando forma?
[...] A concentração
de riqueza e o controle de gastos públicos nas mãos de uns poucos talvez tenham
limites. O que poderia fazer com que o elástico arrebentasse? [...]
A ameaça está em uma
forte reação social [...] a mão invisível para de funcionar. Talvez uma das
razões pelas quais as sociedades aceitam a existência de uma plutonomia esteja
no fato de que boa parte do eleitorado acredita que pode se tornar um
pluto-participante. Por que aniquilá-la se a pessoa pode ingressar nela? Em
certo sentido, essa atitude é a encarnação do “sonho americano”. Porém, se os
eleitores sentem que não podem participar, é bem provável que se vejam mais
inclinados a repartir o bolo da riqueza do que tentar alimentar o sonho de
ficarem muito ricos.
Poderiam as
plutonomias findar porque o sonho está morto, pois grande parcela da sociedade
não acredita que pode participar? A resposta, logicamente, é sim.
[...] Nossa
conclusão é que uma forte reação contra a plutonomia poderá ocorrer algum dia.
Contudo, esse dia não faz parte dos tempos atuais.”
(Plutonomia:
Consumo de Artigos de Luxo, Explicação
dos Desequilíbrios Globais, Citigroup, 16 de outubro de 2005)
“Somos o único país
no mundo moderno que tem um sistema de saúde baseado, principalmente, num
serviço de assistência médica privada que funciona quase sem controle de
nenhuma norma legal, além de ser extremamente ineficiente e muito caro, com
todo tipo de custos administrativos, burocracia, vigilância, esquema de
cobrança rudimentar — coisas que simplesmente não existem em sistemas de saúde
racionais. E não estou me referindo a nenhuma espécie de utopia — afinal, quase
todas as outras sociedades industrializadas os têm e, aliás, eles são muito
mais eficientes, tanto nos custos quanto nos resultados, do que este que temos
nos Estados Unidos. Isso é um escândalo, sem falar nos milhões de pessoas que não
têm nenhum seguro de saúde e vivem
num estado de insegurança ainda maior.
Devo dizer que não
são apenas as companhias de seguro e as instituições financeiras que estão por
trás disso, mas também as grandes indústrias farmacêuticas. Acho que os Estados
Unidos são o único país do mundo em que o governo é proibido, por lei, de
negociar os preços de medicamentos. Assim, por exemplo, o Pentágono pode
negociar os preços de lápis, mas o governo não pode negociar preços de
medicamentos para o Medicare e o Medicaid. Aliás, existe uma exceção para
isso, que é o da Veterans Administration, uma agência de amparo a
ex-combatentes. Como ela tem permissão para negociar preços de medicamentos,
eles saem bem mais baratos. São preços, por sinal, comparáveis aos do padrão mundial.
Porém, uma lei foi criada para proibir que as pessoas em geral se beneficiassem
de preços mais baixos em outros lugares, numa violação flagrante ao princípio
de livre comércio. A retórica é de livre comércio, mas não as políticas
públicas.
De fato, a Veterans Administration é muito mais eficiente, com custos de medicamentos
mais baixos, despesas gerais menores e resultados superiores. Nos Estados
Unidos, o Medicare em si é bastante
eficiente — os custos administrativos do Medicare
são muito menores do que os dos serviços de saúde privados. Lembrando que os
dois são programas de saúde públicos. Porém, os custos do Medicare estão disparando porque ele tem de operar por intermédio
do sistema de saúde privado e não regulado. Sabemos muito bem como podemos
lidar com essas questões; aliás, estamos rodeados de exemplos que poderíamos
usar para solucioná-las. Todavia, não podemos nem tocar nesses pontos, pois são
fatores muito relevantes na economia. E é interessante ver o que acontece nos
raros casos em que se fala nisso. Em matérias do The New York Times, elas têm sido classificadas às vezes como
“politicamente impossíveis” ou “sem apoio político”, quando, na verdade, faz
muito tempo que uma parcela majoritária da população quer a solução para elas.
Quando Obama
sancionou a Lei de Proteção ao Paciente e do Programa de Assistência Médica
Acessível, também conhecida como Obamacare,
aventou-se a ideia da possível alternativa de um sistema público; em outras
palavras, um sistema nacional de saúde pública. Ela tinha o apoio de dois
terços da população. Mas a ideia foi abandonada — não houve nenhuma discussão.
Se recuarmos ainda mais, aos últimos anos do governo Reagan, veremos que
setenta por cento da população achavam que um sistema nacional de saúde pública
deveria ser um direito garantido por lei constitucional. Aliás, cerca de
quarenta por cento da população já
achavam que era uma garantia constitucional. Todavia, isso não é apoio político
— afinal, apoio político só pode vir da Goldman
Sachs, do JP Morgan Chase e de
outros mais. Por fim, se tivéssemos um sistema nacional de saúde semelhante ao
de outros países, não teríamos déficit, e sim, provavelmente, superávit.”
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