Editora: Martins Fontes
ISBN: 978-85-3361-630-1
Tradução: Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves
Opinião: ★★★☆☆
Páginas: 736
Sinopse: Segundo
John Rawls, cada pessoa tem uma inviolabilidade fundada na justiça que nem
mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode anular. Por isso, numa
sociedade justa, os direitos assegurados pela justiça não estão sujeitos à
barganha política ou ao cálculo de interesses sociais. Neste livro, o autor
tenta dar conta dessas afirmações, que ele acredita expressarem nossas
convicções intuitivas da primazia da justiça.
“Outra coisa que agora faria de modo
diferente é distinguir com mais precisão a ideia de uma democracia da
propriedade privada da ideia de estado do bem-estar social. Essas ideias são
bastante diferentes, mas como ambas permitem a propriedade privada de
patrimônios produtivos, podemos ser erroneamente levados a considerá-las como
sendo essencialmente a mesma coisa. Uma diferença principal é que as
instituições básicas da democracia da propriedade privada, com seu sistema de
mercados competitivos (viáveis), tenta dispersar a posse de riqueza e capital,
e desse modo impedir que uma pequena parte da sociedade controle a economia e,
indiretamente, a própria vida política. A democracia da propriedade privada
evita isso não pela redistribuição de renda em favor daqueles que têm menos ao
fim de cada período, mas sim assegurando a posse amplamente difundida de ativos
produtivos e capital humano (qualificações profissionais e habilitações
técnicas) no início de cada período, tudo isso sobre uma base de liberdades
básicas iguais e igualdade equitativa de oportunidades. A ideia não é
simplesmente auxiliar aqueles que malogram devido a um acidente ou a uma falta
de sorte (embora isso deva ser feito), mas sim colocar todos os cidadãos em
posição de lidar com seus próprios problemas e tomar parte na cooperação
social, tendo como sustentáculo o respeito mútuo sob condições apropriadamente
iguais.
Notem-se aqui duas concepções muito
diferentes do objetivo das instituições políticas através do tempo. Em um
estado do bem-estar social, o objetivo é que ninguém fique abaixo de um padrão
decente de vida, e que todos possam receber certas proteções contra acidentes e
a má sorte, por exemplo, seguro-desemprego e assistência médica. A
redistribuição de renda serve a esse propósito quando, ao fim de cada período,
aqueles que precisam de assistência podem ser identificados. Esse sistema pode
permitir grandes desigualdades hereditárias de riqueza que são incompatíveis
com o valor equitativo das liberdades políticas, como também grandes
disparidades de ganho que violam o princípio da diferença. Embora se esforce
para assegurar a igualdade equitativa de oportunidades, o sistema é
insuficiente, ou ainda ineficaz, dadas as disparidades de riqueza e a influência
política por elas permitida.
Em contraste, em uma democracia da
propriedade particular o objetivo é levar a cabo a ideia de sociedade como um
sistema equitativo de cooperação ao longo do tempo, entre os cidadãos como
pessoas livres e iguais. Dessa forma, as instituições básicas devem desde o
princípio conceder aos cidadãos em geral, e não apenas a uns poucos, os meios
produtivos que lhes permitam ser membros totalmente cooperativos de uma
sociedade. A ênfase recai sobre a crescente dispersão, ao longo do tempo, da
propriedade de capitais e recursos, por intermédio de direito das sucessões,
sobre a igualdade equitativa de oportunidades assegurada por provisões para a
educação, treinamentos técnicos e coisas afins, e também sobre as instituições
que dão sustentação ao valor equitativo das liberdades políticas. Para termos
uma dimensão de toda a força do princípio da diferença, devemos considerá-lo no
contexto da democracia da propriedade privada (ou de um regime
liberal-socialista) e não no contexto de um estado do bem-estar social:
trata-se de um princípio de reciprocidade, ou mutualidade, para a sociedade
considerada como um sistema equitativo de cooperação entre cidadãos livres e
iguais, de uma geração para a outra.
A menção de um regime liberal-socialista me
obriga a acrescentar que a justiça como equidade não decide se os seus
princípios são realizados com mais sucesso por alguma forma de democracia da
propriedade privada ou por um regime liberal-socialista. Deixa-se a questão em
aberto, para que seja resolvida pelas condições históricas, tradições,
instituições e forças sociais de cada nação. Como uma concepção política, a
justiça como equidade não inclui, portanto, nenhum direito natural de
propriedade privada dos meios de produção (embora de fato inclua um direito de
propriedade pessoal como necessário à independência e à integridade dos
cidadãos), nem um direito natural à propriedade e à gestão de empresas pelos
trabalhadores. Em vez disso, oferece uma concepção da justiça à luz da qual,
dadas as circunstâncias particulares de uma nação, essas questões podem ser
resolvidas de forma racional.”
“A justiça é a primeira virtude das
instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Embora
elegante e econômica, uma teoria deve ser rejeitada ou revisada se não é
verdadeira; da mesma forma leis e instituições, por mais eficientes e bem
organizadas que sejam, devem ser reformadas ou abolidas se são injustas. Cada
pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar
da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a
perda da liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por
outros. Não permite que os sacrifícios impostos a uns poucos tenham menos valor
que o total maior das vantagens desfrutadas por muitos. Portanto numa sociedade
justa as liberdades da cidadania igual são consideradas invioláveis; os
direitos assegurados pela justiça não estão sujeitos à negociação política ou
ao cálculo de interesses sociais. A única coisa que nos permite aceitar uma
teoria errônea é a falta de uma teoria melhor; de forma análoga, uma injustiça
é tolerável somente quando é necessária para evitar uma injustiça ainda maior.
Sendo virtudes primeiras das atividades humanas, a verdade e a justiça são
indisponíveis.”
“O conceito de justiça se define pela atuação
de seus princípios na atribuição de direitos e deveres e na definição da
divisão apropriada de vantagens sociais.
A ideia norteadora é que os princípios da
justiça para a estrutura básica da sociedade são o objeto do consenso original.
São esses princípios que pessoas livres e racionais, preocupadas em promover
seus próprios interesses, aceitariam numa posição inicial de igualdade como
definidores dos termos fundamentais de sua associação. Esses princípios devem
regular todos os acordos subsequentes; especificam os tipos de cooperação
social que se podem assumir e as formas de governo que se podem estabelecer. A
essa maneira de considerar os princípios da justiça eu chamarei de justiça como
equidade.”
”Na justiça como equidade a posição original
de igualdade corresponde ao estado de natureza na teoria tradicional do
contrato social. Essa posição original não é, obviamente, concebida como uma
situação histórica real, muito menos como uma condição primitiva da cultura. E
entendida como uma situação puramente hipotética caracterizada de modo a
conduzir a uma certa concepção da justiça. Entre as características essenciais
dessa situação está o fato de que ninguém conhece seu lugar na sociedade, a
posição de sua classe ou o status
social e ninguém conhece sua sorte na distribuição de dotes e habilidades
naturais, sua inteligência, força, e coisas semelhantes. Eu até presumirei que
as partes não conhecem suas concepções do bem ou suas propensões psicológicas
particulares. Os princípios da justiça são escolhidos sob um véu de ignorância.
Isso garante que ninguém é favorecido ou desfavorecido na escolha dos
princípios pelo resultado do acaso natural ou pela contingência de
circunstâncias sociais. Uma vez que todos estão numa situação semelhante e
ninguém pode designar princípios para favorecer sua condição particular, os
princípios da justiça são o resultado de um consenso ou ajuste equitativo. Pois
dadas as circunstâncias da posição original, a simetria das relações mútuas,
essa situação original é equitativa entre os indivíduos tomados como pessoas
éticas, isto é, como seres racionais com objetivos próprios e capazes, na minha
hipótese, de um senso de justiça. A posição original é, poderíamos dizer, o status quo inicial apropriado, e assim os consensos fundamentais nela
alcançados são equitativos. Isso explica a propriedade da frase “justiça como
equidade”: ela transmite a ideia de que os princípios da justiça são acordados
numa situação inicial que é equitativa. A frase não significa que os conceitos
de justiça e equidade sejam a mesma coisa, assim como a frase “poesia como
metáfora” não significa que os conceitos de poesia e metáfora sejam a mesma
coisa.
A justiça como equidade começa, como já
disse, com uma das mais genéricas dentre todas as escolhas que as pessoas podem
fazer em conjunto, especificamente, a escolha dos primeiros princípios de uma
concepção da justiça que deve regular todas as subsequentes críticas e reformas
das instituições. Depois de haver escolhido uma concepção de justiça, podemos
supor que as pessoas deverão escolher uma constituição e uma legislatura para
elaborar leis, e assim por diante, tudo em consonância com os princípios da
justiça inicialmente acordados. Nossa situação social será justa se for tal
que, por essa sequência de consensos hipotéticos, nos tivermos vinculado por um
sistema de regras que a definem. Além disso, supondo que a posição original
determine um conjunto de princípios (isto é, que uma concepção particular de
justiça seja escolhida), será verdade que, quando as instituições sociais
satisfazem esses princípios, os que participam podem afirmar que estão
cooperando em termos com os quais eles concordariam se fossem pessoas livres e
iguais cujas relações mútuas fossem equitativas. Todos poderiam considerar sua
organização como correspondendo às condições que eles aceitariam numa situação
inicial que incorpore restrições amplamente aceitas e razoáveis à escolha dos
princípios. O reconhecimento geral desse fato forneceria a base para a
aceitação pública dos princípios correspondentes da justiça. (...)
Uma vez que os princípios de justiça são
considerados como consequências de um consenso original numa situação de
igualdade, fica aberta a questão de se saber se o princípio da utilidade seria
reconhecido. À primeira vista, parece pouco provável que pessoas que se veem
como iguais, com direito a fazer exigências mútuas, concordariam com um
princípio que pode exigir para alguns expectativas de vida inferiores,
simplesmente por causa de uma soma maior de vantagens desfrutadas por outros.
Uma vez que cada um busca proteger seus próprios interesses, sua capacidade de
promover sua concepção do bem, ninguém tem razão para aceitar uma perda
duradoura para si mesmo a fim de causar um saldo líquido maior de satisfação.
Na ausência de impulsos benevolentes fortes e duráveis, um homem racional não
aceitaria uma estrutura básica simplesmente porque ela maximizaria a soma
algébrica de vantagens, independentemente dos efeitos permanentes que pudesse
ter sobre seus interesses e direitos básicos. Assim, parece que o princípio da
utilidade é incompatível com a concepção da cooperação social entre iguais para
a vantagem mútua. Parece ser inconsistente com a ideia de reciprocidade
implícita na noção de uma sociedade bem-ordenada.
Sustentarei, ao contrário, que as pessoas na
situação inicial escolheriam dois princípios bastante diferentes: o primeiro
exige a igualdade na atribuição de deveres e direitos básicos, enquanto o
segundo afirma que desigualdades econômicas e sociais, por exemplo
desigualdades de riqueza e autoridade, são justas apenas se resultam em
benefícios compensatórios para cada um, e particularmente para os membros menos
favorecidos da sociedade. Esses princípios excluem instituições que se
justificam com base no argumento de que as privações de alguns são compensadas
por um bem maior do todo. Pode ser conveniente mas não é justo que alguns
tenham menos para que outros possam prosperar. Mas não há injustiça nos
benefícios maiores conseguidos por uns poucos desde que a situação dos menos
afortunados seja com isso melhorada. A ideia intuitiva é a de que, pelo fato de
o bem-estar de todos depender de um sistema de cooperação sem o qual ninguém
pode ter uma vida satisfatória, a divisão de vantagens deveria acontecer de
modo a suscitar a cooperação voluntária de todos os participantes, incluindo-se
os menos bem situados.”
“Afigurou-se a muitos filósofos, e isso
parece apoiar-se nas convicções do senso comum, que nós por princípio
estabelecemos uma distinção entre as exigências da liberdade e do direito de um
lado e, do outro lado, a desejabilidade do aumento do bem-estar social
agregado, e que damos uma certa prioridade, quando não um peso absoluto,
àquelas exigências. Cada membro da sociedade é visto como possuidor de uma
inviolabilidade fundada na justiça, ou, como dizem alguns, no direito natural,
que nem mesmo o bem-estar de todos os outros pode anular. A justiça nega que a
perda da liberdade para alguns se justifique por um bem maior partilhado por
outros. O raciocínio que equilibra os ganhos e as perdas de diferentes pessoas
como se elas fossem uma pessoa só fica excluído. Portanto, numa sociedade justa
as liberdades básicas são tomadas como pressupostos e os direitos assegurados
pela justiça não estão sujeitos à negociação política ou ao cálculo dos
interesses sociais.
A justiça como equidade tenta explicar essas
convicções do senso comum a respeito da prioridade da justiça, mostrando que
são a consequência de princípios que seriam escolhidos na posição original.
Esses entendimentos refletem as preferências racionais e a igualdade inicial
das partes contratantes.”
“Na justiça como equidade não se tomam as
tendências e inclinações dos homens como fatos admitidos, qualquer que seja a
sua natureza, e depois se procura a melhor maneira de realizá-las. Pelo
contrário, seus desejos e aspirações são restringidos desde o início pelos
princípios de justiça que especificam os limites que os sistemas humanos de
finalidades devem respeitar. Podemos expressar essa ideia dizendo que na
justiça como equidade o conceito de justo precede o de bem. Um sistema social
justo define o escopo no âmbito do qual os indivíduos devem desenvolver seus
objetivos, e oferece uma estrutura de direitos e oportunidades e meios de
satisfação pelos quais e dentro dos quais esses fins podem ser equitativamente
perseguidos. A prioridade da justiça se explica, em parte, pela aceitação da
ideia de que os interesses que exigem a violação da justiça não têm nenhum
valor. Não tendo absolutamente nenhum mérito, eles não podem anular as
reivindicações da justiça.”
“Normalmente, a teoria de uma instituição,
assim como a de um jogo, toma as regras constitutivas como dadas e analisa o
modo pelo qual o poder é distribuído, explicando como aqueles engajados nela
provavelmente irão se valer de suas oportunidades. Ao projetar ou reformar as
organizações sociais devemos, é claro, examinar os esquemas e táticas que ela
permite, e as formas de comportamento que tende a encorajar. Idealmente, as
regras devem ser fixadas de modo a fazer com que os homens sejam conduzidos por
seus interesses predominantes a agir de modos que promovam fins sociais
desejáveis. A conduta dos indivíduos, guiada por seus planos racionais, deve
ser coordenada tanto quanto possível para atingir resultados que, embora não
pretendidos ou talvez nem mesmo previstos por eles, sejam mesmo assim os
melhores do ponto de vista da justiça social. Bentham pensa nessa coordenação
como a identificação artificial de interesses; Adam Smith, como o trabalho da
mão invisível. Esse é o objetivo do legislador ideal ao elaborar as leis, e o
do moralista ao promover as suas reformas. Ainda assim, as estratégias e
táticas seguidas pelos indivíduos, apesar de essenciais para a avaliação das
instituições, não são parte dos sistemas públicos de regras que as definem.
Podemos também distinguir entre uma única
regra (ou grupo de regras), uma instituição (ou uma parte maior dela) e a
estrutura básica do sistema social como um todo. A razão para fazermos isso é
que essa regra ou essas várias regras de uma ordenação podem ser injustas
embora o sistema social como um todo não o seja. Não só existe a possibilidade
de que regras e instituições isoladas não sejam em si mesmas suficientemente
importantes, mas também a de que dentro de uma estrutura ou sistema social uma
aparente injustiça compense uma outra. O todo é menos injusto do que seria se
contivesse apenas uma das partes injustas. Além disso, é concebível que um
sistema social possa ser injusto mesmo que nenhuma de suas instituições,
tomadas separadamente, o seja: a injustiça é uma consequência do modo como elas
se combinam em um único sistema. Uma instituição pode encorajar e aparentemente
justificar expectativas que são negadas ou ignoradas por outra.”
“Apresentarei agora, de forma provisória, os
dois princípios de justiça sobre os quais acredito que haveria um consenso na
posição original.
A primeira formulação desses princípios é
ainda um esboço. Na medida em que prosseguirmos, deverei considerar várias
formulações e me aproximar passo a passo da elaboração final, que será feita
bem mais tarde. Tal procedimento permite, creio eu, que a exposição se
desenvolva de um modo natural. A primeira afirmação dos dois princípios é a
seguinte:
Primeiro: cada pessoa deve ter um direito
igual ao mais abrangente sistema de liberdades básicas iguais que seja
compatível com um sistema semelhante de liberdades para as outras.
Segundo: as desigualdades sociais e
econômicas devem ser ordenadas de tal modo que sejam ao mesmo tempo (a)
consideradas como vantajosas para todos dentro dos limites do razoável, e (b)
vinculadas a posições e cargos acessíveis a todos.
Esses princípios se aplicam primeiramente à
estrutura básica da sociedade, governam a atribuição de direitos e deveres e
regulam as vantagens econômicas e sociais. A sua formulação pressupõe que, para
os propósitos de uma teoria da justiça, a estrutura social seja considerada
como tendo duas partes mais ou menos distintas, o primeiro princípio se
aplicando a uma delas e o segundo princípio à outra. Assim distinguimos entre
os aspectos do sistema social que definem e asseguram liberdades básicas iguais
e os aspectos que especificam e estabelecem as desigualdades econômicas e
sociais. É essencial observar que é possível determinar uma lista dessas
liberdades. As mais importantes entre elas são a liberdade política (o direito
de votar e ocupar um cargo público) e a liberdade de expressão e reunião; a
liberdade de consciência e de pensamento; as liberdades da pessoa, que incluem
a proteção contra a opressão psicológica e a agressão física (integridade da
pessoa); o direito à propriedade privada e a proteção contra a prisão e a
detenção arbitrárias, de acordo com o conceito de estado de direito. Segundo o
primeiro princípio, essas liberdades devem ser iguais.
Nessa primeira abordagem, o segundo princípio
se aplica à distribuição de renda e riqueza e ao escopo das organizações que
fazem uso de diferenças de autoridade e de responsabilidade. Apesar de a
distribuição de riqueza e renda não precisar ser igual, ela deve ser vantajosa
para todos e, ao mesmo tempo, as posições de autoridade e responsabilidade
devem ser acessíveis a todos. Aplicamos o segundo princípio mantendo as
posições abertas, e depois, dentro desse limite, organizando as desigualdades
econômicas e sociais de modo que todos se beneficiem.
Esses princípios devem obedecer a uma
ordenação serial, o primeiro antecedendo o segundo. Essa ordenação significa
que as violações das liberdades básicas iguais protegidas pelo primeiro
princípio não podem ser justificadas nem compensadas por maiores vantagens
econômicas e sociais. Essas liberdades têm um âmbito central de aplicação
dentro do qual elas só podem ser limitadas ou comprometidas quando entram em
conflito com outras liberdades básicas. Uma vez que podem ser limitadas quando
se chocam umas com as outras, nenhuma dessas liberdades é absoluta; entretanto,
elas são ajustadas de modo a formar um único sistema, que deve ser o mesmo para
todos. É difícil, talvez impossível, fazer uma especificação completa dessas
liberdades independentemente das circunstâncias particulares, sociais,
econômicas e tecnológicas, de uma dada sociedade. A hipótese é de que a forma
geral consiste numa lista que pode ser definida com exatidão suficiente para
sustentar essa concepção de justiça. Sem dúvida, liberdades que não constam
nessa lista, por exemplo, o direito a certos tipos de propriedade (digamos, os
meios de produção), e a liberdade contratual como determina a doutrina do laissez-faire, não são básicas;
portanto, não estão protegidas pela prioridade do primeiro princípio.
Finalmente, em relação ao segundo princípio, a distribuição de renda e riqueza,
e de posições de autoridade e responsabilidade, devem ser consistentes tanto
com as liberdades básicas quanto com a igualdade de oportunidades. (...)
Os dois princípios são bastante específicos
em seu conteúdo, e sua aceitação se apoia em certas suposições que tentarei
ainda explicar e justificar. Por enquanto, devemos observar que esses
princípios são um caso especial de uma concepção mais geral de justiça que pode
ser expressa como segue:
Todos os valores sociais — liberdade e
oportunidade, renda e riqueza, e as bases sociais da autoestima — devem ser
distribuídos igualitariamente a não ser que uma distribuição desigual de um ou
de todos esses valores traga vantagens para todos.
A injustiça, portanto, se constitui
simplesmente de desigualdades que não beneficiam a todos. Sem dúvida, essa
concepção é extremamente vaga e exige uma interpretação.
Como um primeiro passo, suponhamos que a
estrutura básica da sociedade distribua certos bens primários, ou seja, coisas
que todo homem racional presumivelmente quer. Esses bens em geral têm uma
utilidade, não importam quais sejam os planos racionais de vida de uma pessoa.
Para simplificar, suponhamos que os principais bens primários à disposição da
sociedade sejam direitos, liberdades e oportunidades, renda e riqueza. Esses
são os bens primários sociais. Outros bens primários como a saúde e o vigor, a
inteligência e a imaginação, são bens naturais; embora a sua posse seja influenciada
pela estrutura básica, eles não estão sob seu controle de forma tão direta.
Imaginemos, então, uma organização inicial hipotética na qual todos os bens
primários sociais são distribuídos igualitariamente: todos têm direitos e
deveres semelhantes, e a renda e a riqueza são partilhadas de modo imparcial.
Esse estado de coisas fornece um ponto de referência para julgarmos melhorias.
Se certas desigualdades de riqueza e diferenças de autoridade colocam todos em
melhores condições do que nessa posição inicial hipotética, então elas estão de
acordo com a concepção geral. Pelo menos teoricamente, é possível que, pela
renúncia a algumas de suas liberdades fundamentais os homens sejam
suficientemente compensados através dos ganhos econômicos e sociais resultantes.
A concepção geral de justiça não impõe restrições quanto aos tipos de
desigualdades permissíveis; apenas exige que a posição de todos seja melhorada.
Não precisamos supor nada tão drástico como aceitar uma condição de escravidão.
Imaginemos, em vez disso, que os homens pareçam dispostos a renunciar a certos
direitos políticos quando as compensações econômicas forem significativas. É
esse tipo de permuta que os dois princípios excluem; sendo organizados em ordem
serial, eles não permitem permutas entre liberdades básicas e ganhos sociais e
econômicos, a não ser em circunstâncias atenuantes. (...)
O princípio afirma que uma configuração é
eficiente sempre que é impossível mudá-la de modo a fazer com que algumas
pessoas (pelo menos uma) melhorem a sua situação sem que, ao mesmo tempo,
outras pessoas (pelo menos uma) piorem a sua.”
“No sistema de liberdade natural a
distribuição inicial é regulada pela organização implícita na concepção de
carreiras abertas a talentos. Essa organização pressupõe uma base de liberdade
igual (especificada pelo primeiro princípio) e uma economia de mercado livre.
Ela exige uma igualdade formal de oportunidades, no sentido de que todos têm
pelo menos os mesmos direitos legais de acesso a todas as posições sociais
privilegiadas. Mas como não há esforço algum para preservar uma igualdade, ou
similaridade, de condições sociais, a não ser na medida em que isso seja
necessário para preservar as instituições básicas indispensáveis, a
distribuição inicial de ativos para cada período de tempo é fortemente
influenciada pelas contingências naturais e sociais. A distribuição existente
de renda e riqueza, por exemplo, é o efeito cumulativo de distribuições
anteriores de ativos naturais — ou seja, talentos e habilidades naturais — conforme
eles foram desenvolvidos ou não, e a sua utilização foi favorecida ou
desfavorecida ao longo do tempo por circunstâncias sociais e eventualidades
fortuitas como pela eventualidade de acidentes ou da boa sorte. Intuitivamente,
a mais óbvia injustiça do sistema de liberdade natural é que ele permite que a
distribuição das porções seja influenciada por esses fatores tão arbitrários do
ponto de vista ético.
O que chamarei de interpretação liberal*
tenta corrigir isso acrescentando à exigência de carreiras abertas a talentos a
condição adicional de uma equitativa igualdade. A ideia aqui é que as posições
não devem estar abertas apenas de um modo formal, mas que todos devem ter uma
oportunidade equitativa de atingi-las. À primeira vista, não fica claro o que isso
significa, mas podemos dizer que aqueles com habilidades e talentos semelhantes
devem ter chances semelhantes na vida. Mais especificamente, supondo que haja
uma distribuição de dotes naturais, aqueles que estão no mesmo nível de talento
e habilidade, e têm a mesma disposição para utilizá-los, devem ter as mesmas
perspectivas de sucesso, independentemente de seu lugar inicial no sistema
social. Em todos os setores da sociedade deveria haver, de forma geral, iguais
perspectivas de cultura e realização para todos os que são dotados e motivados
de forma semelhante. As expectativas daqueles com as mesmas habilidades e
aspirações não devem ser afetadas por sua classe social.
A interpretação liberal dos dois princípios
busca, então, mitigar a influência das contingências sociais e boa sorte
espontânea sobre a distribuição das porções. Para atingir esse objetivo é
necessário impor ao sistema social condições estruturais básicas adicionais.
Devem ser estabelecidas adaptações do mercado livre dentro de uma estrutura de
instituições políticas e legais que regule as tendências globais dos eventos
econômicos e preserve as condições sociais necessárias para a igualdade
equitativa de oportunidades. Os elementos dessa estrutura são bastante
familiares, embora possa ser útil relembrar a importância de se evitarem
acúmulos excessivos de propriedade e riqueza e de se manterem iguais
oportunidades de educação para todos. As oportunidades de se atingir
conhecimento cultural e qualificações não deveriam depender da posição de classe
de uma pessoa, e assim o sistema escolar, seja público ou privado, deveria
destinar-se a eliminar barreiras de classe.
Embora a concepção liberal pareça claramente
preferível ao sistema de liberdade natural, intuitivamente ela ainda parece defeituosa.
Em primeiro lugar, mesmo que funcione perfeitamente eliminando a influência das
contingências sociais, ela ainda permite que a distribuição de renda e riqueza
seja influenciada pela distribuição natural de habilidades e talentos. Dentro
dos limites permitidos pelas organizações básicas, a distribuição das frações é
decidida pelo resultado da loteria da natureza; e, de uma perspectiva ética,
esse resultado é arbitrário. Não há mais motivos para permitir que a
distribuição de renda e riqueza obedeça à distribuição de dotes naturais do que
para aceitar que ela se acomode à casualidade histórica ou social. Além do
mais, o princípio de oportunidades equitativas só pode ser realizado de maneira
imperfeita, pelo menos enquanto existir algum tipo de estrutura familiar. A
extensão do desenvolvimento e da função das capacidades naturais é afetada por
todos os tipos de condições sociais e atitudes de classe. Mesmo a disposição de
fazer um esforço, de tentar, e de ser assim merecedor, no sentido comum do
termo, em si mesma depende de circunstâncias sociais e familiares felizes. Na
prática, é impossível assegurar oportunidades iguais de realização e de cultura
para os que receberam dotes semelhantes, e portanto talvez se prefira adotar um
princípio que reconheça esse fato e também mitigue os efeitos arbitrários da
própria loteria natural. O fato de a concepção liberal fracassar nesse ponto
nos encoraja a buscar uma outra interpretação para os dois princípios da
justiça.”
*: Faço um pequeno parêntese, para que não se
confunda o liberalismo econômico com o político. Quando esta obra, oriunda da
tradição anglo-saxônica, se refere à concepção liberal, ela aponta para
o liberalismo político, que seria mais bem traduzido para nossa língua como progressista, referindo-se, portanto, ao
campo da esquerda.
A palavra liberal
deste livro se opõe à conservador –
termos pouco usuais em nosso vocabulário político (que usaria expressões como socialdemocrata se opondo à neoliberal, por exemplo).
“A estrutura básica é o objeto primeiro da justiça.
Sem dúvida, qualquer teoria ética reconhece a importância da estrutura básica
como objeto da justiça, mas nem todas as teorias consideram essa importância do
mesmo modo. Na justiça como equidade, a sociedade é interpretada como um
empreendimento cooperativo para a vantagem de todos. A estrutura básica é um
sistema público de regras que definem um esquema de atividades que conduz os
homens a agirem juntos no intuito de produzir uma quantidade maior de benefícios
e atribuindo a cada um certos direitos reconhecidos a uma parte dos produtos. O
que uma pessoa faz depende do que as regras públicas determinam a respeito do
que ela tem direito de fazer, e os direitos de uma pessoa dependem do que ela
faz. Alcança-se a distribuição que resulta desses princípios honrando os
direitos determinados pelo que as pessoas se comprometem a fazer à luz dessas
expectativas legítimas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário