Editora: Martins Fontes
ISBN: 978-85-7827-211-1
Tradução: Luiz Carlos Nascimento e Silva do Valle
Ensaios
explicativos: Peter Paret, Michael Howard e Bernard
Brodie
Opinião: ★★★★☆
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Páginas: 1040
Sinopse: Neste
livro o general prussiano Carl von Clausewitz apresenta o seu tratado de arte
militar publicado em 1832-1837, após sua morte.
Clausewitz se mostra um fervoroso defensor da concepção
que colocava os valores morais bem acima das forças materiais. Para ele, os
meios materiais têm sua importância durante um conflito armado, mas não são
decisivos porque a guerra não pode ser considerada como um episódio isolado na
história, uma vez que ela está estreitamente ligada à consciência do povo.
“A guerra é, portanto, um ato de força para
obrigar o nosso inimigo a fazer a nossa vontade.”
“A guerra é uma atividade tão perigosa que os
erros advindos da bondade são os piores. O uso máximo da força não é de maneira
alguma compatível com o emprego simultâneo da inteligência. Se um dos lados
utiliza a força sem remorso, sem deter-se devido ao derramamento de sangue que
ela acarreta, enquanto que o outro se abstém de utilizá-la, o primeiro estará
em vantagem. Aquele lado forçará o outro a fazer o mesmo que ele. Cada um deles
levará o seu oponente ao extremo e os únicos fatores limitadores serão os
contrapesos inerentes à guerra.”
“A incapacidade de continuar lutando pode, na
prática, ser substituída por dois outros motivos para fazer a paz: o primeiro é
a improbabilidade da vitória; o segundo é o seu custo inaceitável. (...)
Nem todas as guerras precisam ser travadas
até que um dos lados seja aniquilado. Quando os motivos e as tensões geradas
pela guerra forem frágeis, podemos imaginar que a menor perspectiva de derrota
pode ser suficiente para fazer com que um dos lados se renda. Se desde o início
o outro lado sentir que isto é provável, ele obviamente se concentrará em
provocar esta probabilidade, em vez de adotar o caminho mais longo
e derrotar totalmente o inimigo. (...)
Como a guerra não é um ato de paixão sem
sentido, mas é controlada pelo seu propósito político, o valor desse propósito
pode determinar os sacrifícios a serem realizados para atingi-lo, tanto em
sua magnitude como também em sua duração. Quando o
dispêndio de esforços ultrapassar o valor do propósito político, este deverá
ser abandonado e a paz deverá ser a consequência inevitável.”
“Do propósito defensivo advém todas as
vantagens, todas as formas mais eficazes de combater e nele está expressa a
relação dinâmica existente entre o tamanho do êxito e a probabilidade dele ser
obtido.”
“Muitos caminhos levam ao êxito na guerra, e
nem todos eles envolvem a derrota total do oponente. Eles podem ir da
destruição das forças do inimigo, passando pela conquista do seu
território, por uma ocupação temporária ou uma
invasão, por projetos com um propósito político imediato, até
finalmente esperar passivamente os ataques do inimigo. Qualquer um
destes pode ser utilizado para sobrepujar a determinação do inimigo. A escolha
dependerá das circunstâncias.”
“A vantagem que a destruição do inimigo
possui sobre todos os outros meios é contrabalançada pelo seu custo e pelo
perigo que oferece, e é apenas para evitar estes riscos que são adotadas outras
políticas.
É compreensível que o método de destruição
não pode deixar de ser dispendioso. Considerando que as outras coisas sejam
iguais, quanto mais decididos estivermos a derrotar as forças do inimigo,
maiores terão que ser os nossos próprios esforços.
O perigo deste método é que quanto maior for
o êxito que procurarmos obter, maiores serão os danos se não conseguirmos
obtê-lo.
Outros métodos são, portanto, menos
dispendiosos se derem certo e menos danosos se falharem.”
“A guerra é o reino do perigo, portanto a
coragem é o primeiro requisito.
A coragem pode ser de dois tipos: a coragem
em face de um perigo pessoal e a coragem para aceitar responsabilidade, seja
perante o tribunal de algum poder externo ou perante a corte da sua própria
consciência.”
“A guerra é o domínio da incerteza, é o reino
do acaso.”
“Enquanto uma unidade lutar satisfeita, com
ânimo e arrebatamento, raramente será necessária uma grande força de vontade,
mas logo que as condições tornam-se difíceis, como devem ficar quando há muitas
coisas em jogo, as coisas não funcionam mais como uma máquina bem lubrificada.
A própria máquina começa a resistir e o comandante precisa ter uma tremenda força
de vontade para superar essa resistência. A resistência da
máquina não precisa consistir em desobediência e em discussão, embora muitas
vezes isto ocorra em soldados isolados. É o impacto da queda do moral e da
resistência física, do espetáculo dos mortos e feridos, de partir o coração,
que o comandante tem que suportar – primeiro sobre ele próprio, e depois sobre
todos aqueles que, direta ou indiretamente, depositaram nele os seus
pensamentos e sentimentos, esperanças e temores. Na medida em que a resistência
de cada homem chega ao fim, na medida em que ela não obedece mais à sua
vontade, a inércia do conjunto gradualmente passa a recair somente sobre a
determinação do comandante. O fervor da sua fibra deve reacender a chama da
determinação em todos os outros. O seu fogo interior deve reavivar a esperança
deles. Somente na medida em que ele puder fazer isto é que poderá manter a sua
autoridade sobre os seus homens e manter o controle da situação. Uma vez
perdida aquela autoridade, uma vez que a sua própria coragem não puder mais
fazer renascer a dos seus homens, a massa o arrastará para o mundo animalesco
onde o perigo é evitado e a vergonha desconhecida. Estes são os fardos que a
coragem e a força de vontade do comandante têm que superar na batalha, se ele
esperar alcançar um êxito extraordinário. Os fardos aumentam proporcionalmente
ao número de homens sob seu comando e, portanto, quanto mais elevada for a sua
posição maior será a força de caráter de que ele precisa para suportar a carga
que aumenta.”
“Com a sua grande quantidade de impressões
vigorosas e as dúvidas que caracterizam todas as informações e opiniões, não
existe atividade como a guerra para despojar os homens da confiança que têm em
si mesmos e em outros, e desviá-los da sua linha de ação original.
Na presença terrível do sofrimento e do
perigo, a emoção pode facilmente dominar a convicção intelectual e, nesta névoa
psicológica é tão difícil formar ideias claras e completas que as mudanças de
opinião tornam-se mais compreensíveis e desculpáveis. Uma ação nunca pode
basear-se em nada mais firme do que o instinto, uma percepção da verdade.
Consequentemente, em nenhum lugar as diferenças de opinião são tão intensas
como na guerra e novas opiniões nunca cessam de destruir as nossas convicções.
Nenhum grau de calma pode proporcionar uma proteção suficiente. As novas
impressões são demasiadamente intensas, vigorosas demais e sempre agridem as
emoções, bem como o intelecto. (...)
Na guerra, muitos relatórios de inteligência
são contraditórios, outros, em número ainda maior, são falsos e a maioria é
precária. O que podemos razoavelmente pedir de um oficial é que ele possua um
padrão de julgamento que ele só adquire a partir do conhecimento dos homens,
das coisas e do bom senso. Ele deve orientar-se pelas leis da probabilidade.
Estas leis são difíceis de aplicar quando os planos são esboçados num
escritório, longe da esfera de ação. A tarefa torna-se infinitamente mais árdua
no auge do próprio combate, com relatórios chegando em grande quantidade. Em momentos
como estes, uma pessoa tem sorte se as suas contradições anularem-se umas às
outras e deixarem um tipo de estimativa para ser avaliada de uma maneira
crítica. Será muito pior para o novato se o acaso não o ajudar desta maneira e
se, ao contrário, um relatório concordar com outro, confirmá-lo, ampliá-lo,
der-lhe colorido, até que ele tenha que tomar uma decisão rápida – que é logo
percebida como sendo equivocada, bem como que os relatórios eram mentiras,
exageros, enganos e assim por diante. Em resumo, a maior parte da inteligência
é falsa, e o efeito do medo é multiplicar as mentiras e as imprecisões. De um
modo geral os homens preferem acreditar nas más notícias a acreditar nas boas,
e certamente tendem a exagerar essas más notícias. Os perigos que são
informados podem logo, como as ondas, acalmar-se, mas também como as ondas,
continuam surgindo novamente, sem qualquer motivo aparente. O comandante deve
confiar na sua capacidade de julgamento e permanecer firme como uma rocha,
sobre a qual as ondas quebrem-se em vão. Não é uma coisa fácil de ser feita. Se
ele não tiver um temperamento alegre, se a experiência adquirida na guerra não
o tiver adestrado e amadurecido o seu discernimento, é melhor que ele adote
como regra suprimir as suas convicções pessoais e dar às suas esperanças, e não
aos seus temores, o benefício da dúvida. Somente assim ele poderá manter um
equilíbrio adequado.”
“Raramente as guerras modernas têm sido
travadas sem que haja ódio entre nações. Isto serve mais ou menos como um substituto
para o ódio entre indivíduos. Mesmo quando no início não existe qualquer ódio,
nem qualquer animosidade nacional, o próprio combate despertará sentimentos
hostis: a violência cometida por ordem superior despertará o desejo de vingança
e de retaliação contra aquele que a cometeu, e não contra os poderes que
determinaram a ação. Isto é apenas humano (ou animal, se você desejar), mas é
um fato. Os teóricos são propensos a ver o combate, em tese, como sendo uma
prova de força sem que a emoção entre nela. Este é um dos milhares de erros que
eles cometem de uma maneira bastante consciente, porque não têm qualquer ideia
das implicações.
Fora as emoções estimuladas pela natureza do
combate, existem outras que não estão tão intimamente ligadas ao combate, mas
devido a certa afinidade, são facilmente associados a ele: ambição, amor ao
poder, entusiasmos de todos os tipos e assim por diante.”
“Pode ser verdade que muitas ações
mesquinhas, motivadas pelas emoções, deixem de ser praticadas devido às sérias
atividades da guerra, mas isto só é válido para os homens de graduações mais
baixas que, sendo lançados de um conjunto de ações vigorosas e perigos para o
próximo, perdem de vista as outras coisas da vida, renunciam à falsidade porque
a morte não a respeitará, e chegam assim à simplicidade de caráter própria dos
soldados, que sempre representou o que os militares têm de melhor. Quanto mais
alta for a posição do homem, mais amplo será o seu ponto de vista. Interesses
diferentes e uma ampla variedade de paixões, boas e más, surgirão em todos os
lados. Inveja e generosidade, orgulho e humildade, ira e compaixão – todas
podem surgir como forças efetivas neste grande drama.”
“As palavras, sendo baratas, são a maneira
mais comum de criar falsas impressões.”
“Em qualquer dos lados, nunca as informações
relativas às baixas são precisas, raramente são verdadeiras e, na maioria dos
casos, são deliberadamente falsificadas.”
“A batalha é a solução mais sangrenta.”
“Devemos estar dispostos, portanto, a
elaborar o nosso conceito de guerra como ela deve ser travada, não na base da
sua simples definição, mas deixando espaço para todo tipo de questões externas.
Devemos levar em consideração a inércia natural, toda a fricção das suas
partes, toda a incongruência, imprecisão e timidez do homem e, finalmente,
devemos enfrentar o fato de que a guerra e as suas formas decorrem das ideias,
emoções e condições predominantes naquele momento – e, para ser totalmente
honestos, devemos admitir que foi assim, mesmo quando a guerra assumiu o seu
estado absoluto sob o comando de Bonaparte.
Se é assim, devemos admitir que a origem e a
forma assumida por uma guerra não são o resultado de qualquer decisão
definitiva proveniente da vasta série de circunstâncias envolvidas, mas apenas
daqueles aspectos que vieram a ser predominantes. Ocorre que a guerra depende
da interação de possibilidades e probabilidades, da sorte e do azar, condições
nas quais o raciocínio rigorosamente lógico muitas vezes não desempenha
qualquer papel e está sempre apto a ser uma ferramenta intelectual extremamente
inadequada e inconveniente. Ocorre, também, que a guerra pode ser uma questão
de gradação.
A teoria deve reconhecer tudo isto, mas tem a
obrigação de dar prioridade à forma absoluta de guerra e fazer daquela forma um
ponto de referência geral, de modo que aquele que desejar aprender a partir da
teoria fique acostumado a ter constantemente este ponto em mente, a avaliar
todas as suas expectativas e temores através dele e a aproximar-se dele quando
puder, ou quando dever.”
“Para verificar o quanto dos nossos recursos
deve ser mobilizado para a guerra, devemos examinar primeiro o nosso propósito
político e o do inimigo. Devemos avaliar a força e a situação do Estado
oponente. Devemos avaliar a força de caráter e as possibilidades do seu governo
e do seu povo, e fazer o mesmo com relação ao nosso. Finalmente, devemos
avaliar as simpatias de outros Estados e o efeito que a guerra pode exercer
sobre eles. Avaliar estas coisas em todas as suas ramificações e em toda a sua
diversidade é simplesmente uma tarefa colossal. Uma avaliação rápida e correta
delas exige evidentemente a intuição de um gênio. Dominar toda esta massa
complexa de puro exame teórico é obviamente impossível.”
“Demos uma rápida olhada na história.
Os tártaros semibárbaros, as repúblicas da
antiguidade, os lordes feudais e as cidades mercantilistas da Idade Média, os
Reis do Século XVIII, os governantes e os povos do Século XIX – todos travaram
as guerras à sua maneira, empregando diferentes métodos e procurando atingir
diferentes propósitos.
As hordas tártaras buscavam uma nova terra.
Organizando-se como uma nação, com mulheres e crianças, tinham uma
superioridade numérica sobre qualquer outro exército. O seu propósito era
conquistar os seus inimigos ou expulsá-los. Se um elevado grau de civilização
pudesse ter sido associado a tais métodos, teriam arrastado tudo que estivesse
à sua frente.
As repúblicas da antiguidade, com a exceção
de Roma, eram pequenas e os seus exércitos menores ainda, pois os plebeus,
a grande quantidade da população, estavam excluídos. Sendo tantas
e estando tão perto umas das outras, estas repúblicas descobriram que o
equilíbrio que sempre alguma lei da natureza estabelecerá entre as pequenas e
desconexas unidades constituiria um obstáculo a empreendimentos de vulto. Elas
limitaram portanto as suas guerras a saquear a área rural e a tomar umas poucas
cidades para obter um certo grau de influência sobre elas.
Roma foi a única exceção a esta regra, e
somente nos seus últimos dias. Com poucos grupos de homens, ela havia travado
durante séculos a luta normal contra os seus vizinhos pelo produto dos saques
ou por alianças. Ela cresceu, não tanto através das conquistas quanto através
das alianças que fez, pois os povos vizinhos gradualmente fundiram-se a ela e
foram assimilados por ela numa Roma maior. Foi somente quando este processo
havia disseminado o domínio de Roma pelo sul da Itália que ela começou a
expandir-se através da verdadeira conquista. Cartago caiu. A Espanha e Gália
foram tomadas. A Grécia foi conquistada e o domínio romano foi levado para a
Ásia e para o Egito. Naquela época, o poderio militar de Roma era imenso, sem
que os seus esforços fossem igualmente grandes. Os seus exércitos eram mantidos
através da sua riqueza. Roma não era mais como as repúblicas gregas, nem mesmo
era fiel ao seu próprio passado. O seu caso é único.
Tão singulares em sua própria maneira de ser
foram as guerras de Alexandre. Com o seu exército pequeno, mas excelentemente
adestrado e organizado, Alexandre despedaçou os frágeis Estados da Ásia.
Implacavelmente, sem interrupções, avançou através da enorme vastidão da Ásia
até chegar à Índia. Aquilo foi algo que nenhuma república poderia ter
realizado. Somente um Rei, que num certo sentido era o seu próprio condottiere,
poderia ter realizado aquilo tão rapidamente.
Os monarcas medievais, grandes ou pequenos,
travavam guerras utilizando recrutas feudais, o que restringia as operações. Se
algo não pudesse ser terminado rapidamente era impossível de ser feito. O
próprio exército feudal era uma reunião de vassalos e dos seus empregados,
trazidos e mantidos juntos, em parte devido a obrigações legais, e em parte
através de uma associação voluntária – equivalendo o conjunto a uma verdadeira
confederação. As armas e as táticas baseavam-se no combate individual e eram,
portanto, inadequadas para um combate organizado envolvendo um grande número de
homens. E na realidade a coesão no Estado nunca foi tão fraca, nem os
indivíduos tão independentes. Foi a combinação destes fatores que deu
características especiais às guerras medievais. Elas eram travadas de maneira
relativamente rápida. Não se perdia muito tempo no campo, mas normalmente o seu
propósito era punir o inimigo, não subjugá-lo. Quando o seu gado tivesse sido
mandado embora e os seus castelos tivessem sido queimados, podia-se ir para
casa. As grandes cidades comerciais e as pequenas repúblicas criaram os condottieri.
Eles eram caros e constituíam, portanto, uma pequena força militar. Ainda menor
era o seu valor combatente: o excesso de energia ou de esforços notabilizava-se
pela sua ausência e normalmente o combate era uma simulação. Em suma, o ódio e
a inimizade não levavam mais o Estado a realizar coisa alguma. Tornaram-se um
elemento para ser utilizado nas negociações. A guerra perdeu muitos dos seus
riscos. As suas características foram totalmente alteradas e nenhuma dedução
extraída da sua própria natureza ainda era aplicável.
O sistema feudal consolidou-se gradualmente
numa soberania territorial claramente delimitada. Os Estados estavam mais
estreitamente unidos. O serviço militar pessoal tinha sido substituído por
tributos em espécie, principalmente sob a forma de dinheiro, e os recrutas
feudais foram substituídos por mercenários. A transição foi feita pelos condottieri.
Durante algum tempo eles foram também o instrumento dos Estados maiores. Mas
logo o soldado contratado a curto prazo evoluiu para o mercenário
permanente, e a força armada do Estado tornou-se um exército permanente,
pago pelo tesouro.
A lenta evolução em direção a esta meta
trouxe evidentemente com ela diversas superposições destes três tipos de
instituições militares. Sob o reinado de Henrique IV da França, os recrutas
feudais, os condottieri e um exército permanente foram
empregados lado a lado. Os condottieri sobreviveram à Guerra
dos Trinta Anos e, na realidade, leves vestígios deles podem ser encontrados no
Século XVII.
Assim como as características das
instituições militares dos Estados europeus fora diferentes nos vários
períodos, todas as outras condições também o foram. A Europa, essencialmente,
havia sido dividida numa grande quantidade de pequenos Estados. Alguns eram
repúblicas turbulentas, outras pequenas monarquias precárias com um poder
central muito limitado. Não poderíamos dizer que um Estado daquele tipo fosse
verdadeiramente unido. Era mais exatamente um aglomerado de forças vagamente
associadas. Não devemos imaginar, portanto, um Estado destes como constituindo
uma inteligência personificada, agindo de acordo com regras simples e lógicas.
Este é o ponto de vista a partir do qual
devem ser consideradas as políticas e as guerras da Idade Média. Não precisamos
pensar apenas nos Imperadores alemães, com as suas constantes incursões à
Itália ao longo de um período de quinhentos anos. Estas expedições nunca
resultaram em qualquer conquista completa do território, nem jamais se
destinaram a isto. Seria fácil considerá-las como sendo um erro crônico, um
engano nascido do espírito da época, mas não haveria um maior sentido em atribuí-las
a uma grande quantidade de causas importantes, que possivelmente possamos
assimilar intelectualmente, mas cuja dinâmica jamais compreenderíamos tão
claramente quanto os homens que estavam realmente obrigados a lidar com elas.
Enquanto as grandes nações que surgiram por fim deste caos precisaram de tempo
para consolidar-se e organizar-se, a maior parte das suas forças e energias
eram despendidas neste processo. As guerras com outros países ocorreram em
menor número, e as que ocorreram revelavam as marcas de uma coesão política
incompleta.
As guerras dos ingleses contra os franceses
foram as primeiras a se destacarem. Mas a França ainda não poderia ser
considerada uma verdadeira monarquia – era mais precisamente uma aglomeração de
ducados e condados, enquanto que a Inglaterra, embora revelando uma maior
unidade, ainda combatia com recrutas feudais em meio a muitas lutas domésticas.
Sob o reinado de Luiz XI, a França deu o
maior passo no sentido da união interna. Tornou-se uma nação conquistadora na
Itália, sob o reinado de Carlos VIII, e o seu Estado e o seu Exército chegaram
ao auge sob o reinado de Luiz XIV.
A unidade espanhola começou a formar-se sob o
reinado de Ferdinando de Aragon. Sob o reinado de Carlos V, em decorrência de
casamentos de conveniência, subitamente emergiu uma poderosa monarquia
espanhola composta pela Espanha e Borgonha, Alemanha e Itália. O que faltava a
este colosso em termos de coesão e de estabilidade doméstica era compensado
pela sua riqueza. O seu exército permanente enfrentou pela primeira vez o da
França. Com a abdicação de Carlos V, o colosso partiu-se em dois – Espanha e
Áustria. Esta última, fortalecida pela Hungria e pela Boêmia, emergia agora
como uma grande nação, arrastando atrás dela a confederação alemã, como um
escaler.
O fim do Século XVII, a era de Luiz XIV, pode
ser considerada como sendo o momento da história em que o exército permanente,
sob a forma conhecida no Século XVIII, atingiu a sua maioridade. Esta
organização militar baseava-se no dinheiro e no recrutamento. Os Estados da
Europa tinham alcançado uma total unidade interna. Com o serviço militar dos
seus súditos transformado em pagamentos em dinheiro, o poder dos governos
estava agora totalmente em seus tesouros. Graças aos avanços culturais e a uma
administração progressivamente mais sofisticada, o seu poder era muito grande
comparado aos dias anteriores. A França colocou diversas centenas de milhares
de soldados regulares no campo e outros Estados podiam fazer o mesmo,
proporcionalmente às suas populações.
As relações internacionais também mudaram de
outras maneiras. A Europa estava agora dividida em uma dúzia de monarquias e um
punhado de repúblicas. Era concebível que dois Estados pudessem travar uma
grande guerra sem envolver, como em tempos anteriores, outros vinte. Os
alinhamentos políticos possíveis ainda eram muitos e diversos, mas podiam ser
observados cuidadosamente e a sua probabilidade podia ser avaliada a cada
momento.
Domesticamente, quase todos os Estados haviam
sido reduzidos a uma monarquia absoluta. Os privilégios e a influência dos
Estados haviam desaparecido gradualmente. O poder executivo havia se tornado
totalmente unificado e representava o Estado em suas relações exteriores. As
instituições políticas e militares haviam evoluído e se transformado num
instrumento eficaz, com o qual uma vontade independente no centro do poder
poderia agora travar uma guerra que correspondesse ao seu conceito teórico.
Além do mais, durante este período surgiram
os três novos Alexandres – Gustavo Adolfo, Carlos III e Frederico o Grande. Com
forças relativamente limitadas, mas altamente eficientes, cada um deles
procurou transformar o seu pequeno Estado numa grande monarquia e esmagar toda
a oposição. Se só estivessem lidando com os impérios asiáticos, poderiam ter se
assemelhado ainda mais a Alexandre. Mas em termos dos riscos que correram,
inegavelmente prenunciaram Bonaparte.
Mas, se a guerra ganhou em termos de poder e
de eficácia, perdeu com relação a outros aspectos.
Os exércitos eram pagos pelo tesouro, cujas
regras tratavam a quase todos como se fossem a sua lista civil*, ou pelo menos
propriedade do governo, não do povo. Com a exceção de algumas questões
comerciais, as relações com outros Estados não interessavam ao povo, mas apenas
ao tesouro ou ao governo. Esta era pelo menos a atitude de um modo geral. Um
governo comportava-se como se possuísse e administrasse um grande Estado que
estivesse constantemente esforçando-se para aumentar – um esforço no qual não
se esperava que os habitantes demonstrassem qualquer interesse especial. O povo
e o exército tártaros tinham sido um destes Estados. Nas repúblicas da
antiguidade, e durante a Idade Média, o povo (se restringirmos o conceito
àqueles que possuíam os direitos de cidadãos) ainda desempenhava um papel preponderante,
mas nas circunstâncias existentes no Século XVIII, o papel do povo havia sido
extinto. A única influência que ele continuava a exercer na guerra era uma
influência indireta – através das suas virtudes ou dos seus defeitos em geral.
A guerra tornou-se assim a única preocupação
do governo, na medida em que os governos haviam se afastado dos seus povos e
agiam como se eles próprios fossem o Estado. Os seus meios de travar guerras
passaram a consistir no dinheiro existente em seus cofres e em tantos vagabundos
ociosos quanto pudessem pegar, em seu próprio país ou no exterior.
Consequentemente, os meios de que dispunham eram razoavelmente definidos, e
cada lado podia avaliar as possibilidades do outro, tanto em termos de números
como de tempo. A guerra estava assim destituída da sua característica mais
perigosa – a sua tendência no sentido do extremo e de toda a cadeia de
possibilidades desconhecidas que inevitavelmente resultaria.
Os recursos financeiros do inimigo, o seu
tesouro e o seu crédito, eram todos mais ou menos conhecidos, bem como o
tamanho das suas forças combatentes. Não era possível realizar qualquer
expansão ao ser deflagrada a guerra. Conhecendo os limites do poderio do
inimigo, os homens sabiam que estavam razoavelmente a salvo da ruína total e,
estando cientes das suas próprias limitações, eram por sua vez obrigados a
restringir os seus propósitos. A salvo da ameaça dos extremos, não era mais
necessário chegar a eles. A necessidade não era mais um incentivo para fazer
isto, e o único estímulo poderia vir da coragem e da ambição. Estas, por outro
lado, eram fortemente reprimidas pelas condições reinantes no Estado. Mesmo um
comandante real tinha que empregar o seu exército com um mínimo de risco. Se o
exército fosse pulverizado ele não poderia formar outro, e depois o exército
não havia mais nada. Isto impunha a maior prudência a todas as operações. O
precioso instrumento só poderia ser empregado se parecesse possível obter uma
vantagem decisiva, e levar as coisas àquele ponto era um feito da mais alta
habilidade. Mas enquanto aquilo não fosse realizado, as operações arrastavam-se
numa espécie de vácuo. Não havia motivo para agir, e toda força motivadora
parecia estar inerte. O motivo original do agressor desaparecia gradualmente e
transformava-se em prudência e indecisão.
A condução da guerra tornou-se assim um
verdadeiro jogo, no qual as cartas eram dadas pelo tempo e pelo acaso. Com
relação ao seu efeito, era uma forma um pouco mais vigorosa de diplomacia, um
método de negociação mais convincente, no qual as batalhas e as operações de
sítio eram as principais notas trocadas. Mesmo o governante mais ambicioso não
possuía um propósito maior do que obter algumas vantagens que pudessem ser
utilizadas na conferência de paz.
Esta forma de guerra limitada e restrita era
devida, como já dissemos, à estreita base sobre a qual se apoiava. Mas a
explicação de porque até mesmo comandantes e monarcas talentosos como Gustavo
Adolfo, Carlos XII e Frederico o Grande, com exércitos de qualidade excepcional,
elevaram-se tão pouco acima do nível comum da época e porque, até mesmo eles,
tiveram que se contentar com um êxito moderado, está no equilíbrio de poder
existente na Europa. Com o grande número de pequenos Estados anteriormente
existentes, qualquer um deles estava impedido de expandir-se rapidamente devido
a fatores imediatos e concretos, como a sua proximidade e vizinhança, seus
laços familiares e relações pessoais. Mas agora que os Estados eram maiores e
os seus centros estavam mais afastados uns dos outros, os interesses amplamente
dispersos que possuíam tornaram-se o fator limitador do seu crescimento. As
relações políticas, com as suas afinidades e antipatias, tornaram-se um vínculo
tão sensível que nenhum canhão poderia ser disparado na Europa sem que todos os
governos sentissem que os seus interesses estavam sendo afetados.
Consequentemente, um novo Alexandre precisava mais do que da sua espada afiada:
ele precisava também de uma caneta na mão. Mesmo assim, raramente as suas
conquistas significaram muita coisa.
Até mesmo Luiz XIV, embora disposto a
destruir o equilíbrio de poder na Europa e pouco preocupado com a hostilidade
geral que enfrentava no fim do Século XVII, continuou travando guerras ao longo
das linhas tradicionais. Embora o seu instrumento militar fosse o do maior e
mais rico de todos os monarcas, as suas características não eram diferentes das
dos seus oponentes.
Ele havia deixado de estar em harmonia com o
espírito da época, de saquear e arrasar a terra do inimigo, que desempenhou um
papel importante na antiguidade na época dos tártaros e, na realidade, na época
medieval. Isto era corretamente considerado como sendo desnecessariamente
bárbaro, um convite a retaliações e uma prática que feria mais os sentimentos
dos súditos do inimigo do que o seu governo – uma prática que era, portanto,
ineficaz e que só servia para dificultar permanentemente o avanço da
civilização em geral. Não apenas com relação aos seus meios, portanto, mas
também aos seus propósitos, a guerra tornou-se cada vez mais restrita à força
combatente propriamente dita. Os exércitos, com as suas fortificações e
posições preparadas, vieram a formar um estado dentro do Estado, no qual a
violência desapareceu gradualmente.
Toda a Europa regozijou-se com este avanço.
Ele era visto como um resultado lógico do iluminismo. Esta era uma
interpretação equivocada. O iluminismo nunca poderá levar a uma contradição:
como dissemos anteriormente, e temos que dizer novamente, ele nunca poderá
fazer com que dois mais dois seja igual a cinco. Apesar disto, este avanço
beneficiou aos povos da Europa, embora não haja como negar que transformou
ainda mais a guerra numa preocupação exclusiva dos governos e afastou-a ainda
mais dos interesses do povo. Naquela época, o plano de guerra normal de um agressor
era tomar uma ou duas províncias. O plano do defensor era simplesmente impedir
que ele fizesse isto. O plano para uma determinada campanha era tomar uma
fortificação inimiga, ou impedir a tomada de uma nossa. Nunca se procurava o
combate, a menos que fosse indispensável para aquela finalidade. Qualquer
pessoa que travasse uma batalha que não fosse rigorosamente necessária,
simplesmente pelo desejo de vitória, era considerada irresponsável. Normalmente
passava-se toda uma campanha numa única operação de sítio, ou duas no máximo.
Partia-se do princípio de que os alojamentos de inverno eram necessários para
todos. As más condições de um lado não constituíam uma vantagem para o outro, e
quase que deixava de existir o contato entre os dois. Os alojamentos de inverno
estabeleciam limites rigorosos às operações de uma campanha.
Se as forças estivessem rigorosamente
equilibradas, ou se o lado mais audacioso fosse também nitidamente o mais fraco
dos dois, nenhuma batalha era travada e nenhuma cidade era sitiada. Toda a
campanha transformava-se na manutenção de determinadas posições e de
determinados depósitos e na exploração sistemática de certas áreas.
Enquanto fosse este o estilo da guerra em
geral, com a sua violência restrita de maneiras tão rigorosas e óbvias, ninguém
via qualquer incongruência nela. Pelo contrário, tudo parecia estar
absolutamente certo, e quando os críticos do Século XVIII começaram a analisar
a arte da guerra, trataram dos detalhes sem preocuparem-se muito com o que era
fundamental. A grandeza, na realidade a perfeição, era reconhecida em muitos
aspectos, e até mesmo o Marechal-de-Campo austríaco Daun – a quem se devia
principalmente o fato de Frederico o Grande ter atingido plenamente o seu
propósito e de Maria Tereza ter fracassado completamente em atingir o seu –
poderia ser considerado um grande comandante. Somente de vez em quando alguém
dotado de uma percepção aguda – ou de um verdadeiro bom senso – poderia afirmar
que com forças superiores podiam-se obter resultados positivos. De outro modo a
guerra, com toda a sua arte, estava sendo mal conduzida.
Esta era a situação quando foi deflagrada a
Revolução Francesa. A Áustria e a Prússia tentaram enfrentá-la com o tipo de
guerra diplomática que apresentamos. Logo descobriram a sua inadequabilidade.
Vendo a situação da maneira convencional, a princípio as pessoas esperavam ter
que lidar apenas com um exército francês gravemente debilitado, mas em 1793
surgiu uma força que ultrapassou toda imaginação. Subitamente a guerra
tornou-se uma atividade do povo – um povo de trinta milhões, todos
considerando-se cidadãos. Não precisamos estudar em detalhes as circunstâncias
que acompanharam esta tremenda evolução. Só precisamos observar os efeitos que
são pertinentes à nossa análise. O povo passou a tomar parte nas guerras. Em
vez dos governos e dos exércitos, como até então, todo o peso da nação foi
jogado na balança. Os recursos e os esforços agora disponíveis para serem
utilizados ultrapassaram todos os limites convencionais. Nada obstruía agora o
vigor com que a guerra podia ser travada e, consequentemente, os oponentes da
França enfrentavam o maior perigo.
Os efeitos desta novidade não se tornaram
evidentes, nem foram totalmente sentidos até o fim das guerras revolucionárias.
As disputas revolucionárias ainda não tinham avançado inevitavelmente em
direção à conclusão definitiva: a destruição das monarquias europeias. Aqui e
ali os exércitos alemães ainda eram capazes de resistir a elas e deter o curso
da vitória. Mas tudo isto era de fato devido apenas a imperfeições técnicas que
dificultavam os franceses e que se tornaram evidentes, primeiro nas praças e em
seguida nos seus Generais e, sob o governo do Diretório, no próprio governo.
Tendo sido estas imperfeições corrigidas por
Bonaparte, este monstro sagrado da guerra, com base na força de toda a
população, iniciou a sua trajetória demolidora através da Europa. Ele
movimentava-se com tal confiança e certeza que sempre que era enfrentado por
exércitos do tipo tradicional não poderia jamais haver um único minuto de
dúvida quanto ao resultado. Na hora certa, manifestou-se a reação. A Guerra
Espanhola tornou-se espontaneamente a preocupação das pessoas. Em 1809, o
governo austríaco fez um esforço sem precedentes empregando reservas e milícia.
Chegou perto do êxito e superou em muito tudo que a Áustria havia anteriormente
considerado ser possível. Em 1812 a Rússia tomou a Espanha e a Áustria como
modelos: seus espaços imensos permitiram que as medidas que tomou – tardias
como foram – surtissem efeito e até mesmo aumentassem a sua eficácia. O
resultado foi brilhante. Na Alemanha, a Prússia foi a primeira a levantar-se.
Ela fez da guerra uma preocupação do povo e, com a metade da sua população
anterior, sem dinheiro e sem crédito, mobilizou uma força duas vezes maior do
que a que tinha em 1806. Aos poucos o resto da Alemanha seguiu o seu exemplo, e
a Áustria também – embora o seu esforço não se igualasse ao de 1809 – despendeu
uma quantidade excepcional de energia. O resultado foi que em 1813 e em 1814 a
Alemanha e a Rússia puseram cerca de um milhão de homens no campo contra a
França – contando todos os que lutaram e que tombaram nas duas campanhas.
Nestas condições, a guerra era travada com
uma diferente intensidade de vigor. Embora nem sempre se igualassem aos
franceses em intensidade, e fossem algumas vezes até mesmo marcadas pela
timidez, as campanhas eram totalmente conduzidas de uma nova maneira, não na
que era utilizada no passado. No período de apenas oito meses, o teatro de
operações passou do Oder para o Sena. A orgulhosa Paris teve que baixar a sua
cabeça pela primeira vez, e o terrível Bonaparte foi preso e acorrentado.
Desde Bonaparte, portanto, a guerra, primeiro
entre os franceses e depois entre os seus inimigos, voltou novamente a dizer
respeito ao povo como um todo, assumiu características totalmente diferentes,
ou melhor, aproximou-se mais da sua verdadeira característica, da sua perfeição
absoluta. Parecia não haver fim para os recursos utilizados. Desapareceram
todos os limites com relação ao vigor do entusiasmo demonstrado pelos governos
e pelos seus súditos. Diversos fatores aumentaram significativamente aquele
vigor: a imensidão de recursos disponíveis, o vasto campo de oportunidades e a
profundidade do sentimento que geralmente despertava. O único propósito da
guerra era derrotar o oponente. Só era considerado possível fazer uma pausa e
tentar conciliar os interesses opostos depois que ele tivesse sido aniquilado.
A guerra, livre de qualquer restrição
convencional, irrompeu com toda a sua poderosa fúria. Isto foi devido à nova
participação do povo nestes importantes assuntos de Estado, e esta participação
resultou, por sua vez, em parte do impacto causado pela Revolução nas condições
internas de todos os Estados e em parte do perigo que a França representava
para todos.
Será sempre assim no futuro? A partir de
agora, serão todas as guerras na Europa travadas utilizando todos os recursos
do Estado e só terão que ser travadas, portanto, em torno de questões
importantes que afetem o povo? Ou veremos novamente um afastamento gradual
entre o governo e o povo? É difícil responder a estas perguntas, e somos o
último a ousar respondê-las. Mas o leitor há de concordar conosco quando
dizemos que, tendo sido derrubadas as barreiras – que num certo sentido só
consistem na ignorância do homem sobre o que é possível – elas não serão
facilmente erguidas novamente. Pelo menos quando grandes interesses estiverem
em jogo, a hostilidade mútua se revelará da mesma maneira como se revela em
nossa própria época.”
* NT - Dotação destinada ao pagamento das
despesas pessoais de um monarca.
“Podemos considerar como tendo sido
reconhecido que o propósito da política é unificar e harmonizar todos os
aspectos da administração interna, bem como dos valores espirituais e de tudo
mais que o filósofo moral possa ter o cuidado de acrescentar. Evidentemente a
política nada é por si mesma. É apenas o depositário de todos estes interesses
contra outros Estados. Que ela pode errar, servir às ambições, aos interesses
privados e à vaidade daqueles que estão no poder, é irrelevante. De modo algum
pode a arte da guerra jamais ser vista como sendo a mentora da política, e aqui
só podemos tratar a política como sendo a representante de todos os interesses
da comunidade.
A única questão é saber, portanto, se quando
a guerra está sendo planejada, o ponto de vista político deve ceder o seu lugar
ao militar (se de algum modo pode ser concebível a existência de um ponto de
vista puramente militar). Isto é, deve ele desaparecer totalmente ou
subordinar-se, ou deve o ponto de vista político permanecer preponderante e o
militar ser subordinado a ele?
Dificilmente podemos conceber que o ponto de
vista político deva deixar totalmente de ser levado em conta no início da
guerra, a menos que o puro ódio transforme todas as guerras numa luta de vida
ou morte. Na realidade, como dissemos, elas não são nada mais do que expressões
da própria política. Subordinar o ponto de vista político ao militar seria
absurdo, porque foi a política que criou a guerra. A política é a inteligência
norteadora e a guerra apenas o instrumento, não o contrário. Não existe
qualquer outra possibilidade, portanto, a não ser subordinar o ponto de vista
militar ao político.”
“O homem que sacrifica o possível em busca do
impossível é um idiota.”
Um comentário:
“Pode ser verdade que muitas ações mesquinhas, motivadas pelas emoções, deixem de ser praticadas devido às sérias atividades da guerra, mas isto só é válido para os homens de graduações mais baixas que, sendo lançados de um conjunto de ações vigorosas e perigos para o próximo, perdem de vista as outras coisas da vida, renunciam à falsidade porque a morte não a respeitará, e chegam assim à simplicidade de caráter própria dos soldados, que sempre representou o que os militares têm de melhor. Quanto mais alta for a posição do homem, mais amplo será o seu ponto de vista. Interesses diferentes e uma ampla variedade de paixões, boas e más, surgirão em todos os lados. Inveja e generosidade, orgulho e humildade, ira e compaixão – todas podem surgir como forças efetivas neste grande drama.”
Este parágrafo me recordou outro trecho do livro "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway:
“– Gosto mais do front – dissera Robert Jordan. – Quanto mais perto do front, melhores as pessoas.”
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