Editora: Paulus
ISBN: Bíblia do Peregrino (BPe) – 978-85-349-2005-6 / Bíblia de Jerusalém
(BJ) – 978-85-349-4282-9 / Bíblia Pastoral (BPa) – 978-85-349-0228-1
Tradução,
introdução e notas (BPa):
Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin
Tradução (BPe): Ivo Storniolo e José Bortolini
Notas (BPe): Luís Alonso Schökel
Opinião: N/A
Páginas: BPe – 88 / BJ – 60 / BPa – 31
Sinopse: Ver aqui
“Certo dia, os filhos e filhas de Jó comiam e
bebiam na casa do irmão mais velho. Um mensageiro chegou à casa de Jó e lhe
disse: “Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. Os sabeus caíram
sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu
escapei para lhe contar o que aconteceu”.
Mal acabara de falar, quando chegou outro e
disse: “Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu
escapei para lhe contar o que aconteceu”.
Mal acabara de falar, quando chegou outro e
disse: “Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e
os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei
para lhe contar o que aconteceu”.
Mal acabara de falar, quando chegou outro e
disse: “Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais
velho, quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados,
e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que
aconteceu”.
Então Jó se levantou, rasgou a roupa, rapou a
cabeça, caiu por terra, e disse: “Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para
ele voltarei. Javé me deu tudo e Javé tudo me tirou. Bendito seja o nome de
Javé!”
E, apesar de tudo, Jó não pecou e não acusou
Deus de ter feito alguma coisa injusta.
Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e,
entre eles, foi também Satã. Então Javé perguntou a Satã: “De onde você vem?”
Satã respondeu: “Fui dar uma volta pela terra”. Javé lhe disse: “Você reparou
no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro
e reto, que teme a Deus e evita o mal. Ele continua firme na sua integridade. E
você, a troco de nada, me lançou contra ele para o aniquilar”. Satã respondeu a
Javé: “Pele por pele! O homem dá tudo o que tem para manter a vida. Estende,
porém, a mão e o atinge na carne e nos ossos. Garanto que ele te amaldiçoará na
cara!” Então Javé disse a Satã: “Faça com ele o que você quiser, mas poupe a
vida dele”. E Satã saiu da presença de Javé.
Satã feriu Jó com feridas graves, desde a
planta do pé até a cabeça. Então Jó pegou um caco de telha para se coçar,
sentado no meio da cinza. Sua mulher lhe disse: “E você ainda continua em sua
integridade? Amaldiçoe a Deus e morra de uma vez!” Jó respondeu: “Você está
falando como louca! Se aceitamos de Deus os bens, não devemos também aceitar os
males?””
(Jó 1,13-2,10 – BPa)
1: A corte celeste, que decide os rumos da
história, se reúne no estilo de uma corte oriental. Satã, que significa
adversário no tribunal, não é aqui uma personificação do mal, e sim uma espécie
de investigador. A grande questão é a seguinte: existe religião gratuita,
independente de qualquer interesse? Se o homem perder tudo o que possui,
continuará fiel a Deus? (BPa)
“Então Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do
seu nascimento, dizendo:
“Morra o dia em que nasci
e a noite em que se disse:
‘Um menino foi concebido’.1
Que esse dia se transforme em trevas;
que Deus, do alto, não cuide dele
e sobre ele não brilhe a luz.
Que as trevas e as sombras o reclamem para
si,
que uma nuvem o cubra
e um eclipse o aterrorize.
Que a escuridão se apodere desse dia,
que ele não se some aos dias do ano
e não entre na conta dos meses.
Que essa noite fique estéril
e fechada aos gritos de alegria.
Que a amaldiçoem os que amaldiçoam o dia,
os que sabem despertar Leviatã.2
Que as estrelas da sua aurora escureçam,
que espere pela luz que não vem,
e não veja as pálpebras da alvorada.
Pois essa noite não fechou as portas do
ventre para mim,
e não escondeu da minha vista tanta miséria.
Por que não morri ao sair do ventre de minha
mãe,
ou não pereci ao sair de suas entranhas?
Por que um colo me acolheu
e dois peitos me amamentaram?
Agora eu repousaria tranquilo
e dormiria em paz,
junto com os reis e governantes da terra,
que construíram túmulos suntuosos para si,
ou com os nobres que possuíram ouro
e encheram de prata seus mausoléus.
Agora eu seria um aborto enterrado,
uma criatura que não chegou a ver a luz.
Lá embaixo acaba o tumulto dos injustos,
e aí repousam os que estão esgotados.
Com eles descansam os prisioneiros,
e não ouvem mais a voz do capataz.
Lá embaixo3 os pequenos se
confundem com os grandes,
e o escravo fica liberto do seu patrão.
Para que dar luz a um infeliz,
e vida para quem a amargura aflige?
Para que dar luz a quem anseia pela morte que
não chega,
e que a procura mais do que a um tesouro?
Para que dar luz a quem se alegraria diante
de um túmulo
e exultaria ao encontrar a sepultura?
Para que dar luz a um homem que não encontra
caminho,
porque Deus o cercou de todos os lados?
Os soluços são meu alimento,
e meus gemidos transbordam como água.
O que eu mais temia aconteceu para mim,
e o que mais me apavorava me atingiu.
Para mim, nem tranquilidade, nem paz,
nem repouso: nada além de tormento!”
Elifaz de Temã tomou a palavra e disse:
“Não sei se você aguentaria se alguém falasse
com você.
Contudo, quem poderia permanecer calado?
Veja! Você instruiu pessoas
e fortaleceu braços enfraquecidos.
Com suas palavras, você levantou quem
vacilava,
e sustentou joelhos que se dobravam.
Pois bem! Hoje é a sua vez. Você não aguenta?
Você se perturba hoje, quando tudo desaba
sobre você?
O temor de Deus não era a sua confiança,
e a sua esperança não era um comportamento
íntegro?
Lembre-se bem: quando é que um inocente
pereceu,
Onde já se viu que justos fossem
exterminados?
Pelo que eu sei, os que cultivam injustiça
e semeiam miséria, são esses que as colhem.
Deus sopra, e eles perecem;
o sopro de sua ira os consome.
Embora o leão ruja e o leopardo também,
os dentes dos filhotes são quebrados:
morre o leão por falta de presa,
e as crias da leoa se dispersam.
Escutei uma palavra fugidia,
meu ouvido apenas captou seu murmúrio:
numa visão noturna de pesadelo,
quando o torpor cai sobre os homens,
apoderou-se de mim um terror,
e todos os meus ossos estremeceram.
Um vento passou pelo meu rosto
e me provocou arrepios por todo o corpo.
Eu estava em pé, mas não vi quem era.
Uma figura apareceu diante de mim,
houve um silêncio, e depois ouvi uma voz:
‘Pode o homem ter razão diante de Deus?
Ou pode um mortal ser puro diante do seu
Criador?
Ele desconfia até de seus servos,
e mesmo em seus anjos descobre defeitos.4
Quanto mais nesses que moram em casas de
barro
e que têm alicerces sobre a poeira!
Serão esmagados mais depressa do que a traça,
aniquilados entre o amanhecer e a tarde.
Eles perecem para sempre, pois ninguém os
trará de volta.
As cordas de sua tenda são arrancadas,
e eles morrem sem ter aprendido a lição’.”
(Jó, 3-4)
1: Duas maldições paralelas, a o dia do
nascimento e a da noite da concepção. (BJ)
2: Leviatã (ou também o Dragão, a Serpente
Fugitiva – cf. 26,13; 40,25+; Is 27,1; 51,9; Am 9,3; Sl 74,14; 104,26) era, na
mitologia fenícia, monstro do caos primitivo (cf. 7,12+); a imaginação popular
podia sempre recear que despertasse, atraído por uma eficaz maldição contra a
ordem existente. O dragão de Ap 12,3, que encarna a resistência do poder do mal
a Deus, reveste determinados traços desta serpente caótica. (BJ) / Leviatã é um
monstro mitológico que se opõe à ordem do cosmo e que o Deus orientador há de
vencer. Jó pretende que Leviatã devore o dia. (BPe)
3: No Xeol. (BJ) – cf. nota na postagem
“Livros históricos”.
4: “Servos de Deus” e anjos são idênticos. Se
estes seres, que privam com Deus, conservam, todavia, imperfeição radical,
quanto mais o homem carnal e imperecível. (BJ)
“Recusar a misericórdia a seu próximo,
é abandonar o temor de Shaddai.”1
(Jó 6,14 – BJ)
1: A bondade para com os outros é sinal de
religião autêntica. (BJ)
“Pergunta às gerações passadas
presta atenção ao que descobriram teus pais;
Nós somos de ontem, não sabemos nada;
nossos dias são uma sombra sobre a terra.
Eles, porém, te instruirão e falarão contigo,
e em sua experiência encontrarão palavras
adequadas.
Acaso brota o papiro fora do pântano,
cresce o junco sem água?
Verde ainda e sem ser arrancado,
seca antes de todas as ervas.
Tal é o destino daqueles que esquecem a Deus,
assim desvanece a esperança do ímpio.
Sua confiança é um fiapo no ar,
uma teia de aranha sua segurança:
se alguém se apoia nela, esta cairá;
quando nela se agarrar, ela não resistirá.”
(Jó 8,8-15 – BJ/BPe)
“Então Jó respondeu:
“Eu sei muito bem que é assim.
Como pode um homem ter razão diante de Deus?
Se alguém quisesse disputar com Deus,
este não lhe responderia uma só vez entre
mil.
Qual o sábio ou forte
que se opôs a ele, e saiu ileso?
Ele desloca as montanhas sem que elas
percebam
e, na sua ira, as arranca do lugar.
Ele abala os alicerces da terra,
e as colunas dela estremecem.
Ele manda que o sol não se levante,
e esconde as estrelas.
Ele sozinho estende o céu,
e caminha sobre as ondas do mar.
Ele criou a Ursa e o Órion,
as Plêiades e constelações do Sul.
Ele faz prodígios insondáveis
e maravilhas sem conta.
Ele passa junto a mim, e eu não o vejo.
Roça em mim, e eu nem sinto.
Se apanha uma presa, quem a tirará dele?
Quem poderá dizer-lhe: ‘O que estás fazendo?’
Deus não reprime a sua própria ira,
e debaixo dele se curvam as legiões de Raab1.
Muito menos eu lhe poderei responder,
ou escolher argumentos contra ele.
Mesmo que eu tivesse razão, não receberia
resposta,
e teria que implorar misericórdia ao meu
juiz.
Mesmo que eu o convocasse e ele me
respondesse,
não creio que me daria atenção.
Pelo contrário: ele me esmagaria no furacão,
e sem motivo multiplicaria as minhas feridas;
não me deixaria sequer respirar,
e me encheria de amargura.
Recorrer à força? Ele é o mais forte!
Recorrer ao tribunal? Quem o convocará?
Mesmo que eu fosse inocente,
sua boca me condenaria;
mesmo que eu fosse inocente,
ele me declararia culpado.
Será que sou inocente?
Já nem sei mais! Desprezo a vida.
Garanto a vocês que tudo é a mesma coisa:
ele extermina tanto o inocente como o
injusto.
Se uma catástrofe semeia morte repentina,
ele zomba da desgraça do inocente.
Ele entrega o país na mão do injusto
e fecha os olhos de seus juízes:
se não for ele, quem é que faz isso?
Meus dias correm mais depressa que um atleta,
e fogem sem ter provado a felicidade;
deslizam como barcas de papiro,
como águia que cai em cima da presa.
Se penso: ‘Vou esquecer o meu sofrimento e
ficar de rosto alegre’,
fico com medo de todo tipo de desgraça,
pois eu sei que ele não me absolverá.
E se por acaso sou culpado,
por que me cansar à toa?
Ainda que eu me esfregasse com sabão,
e lavasse minhas mãos com soda,2
tu me atirarias na lama,3
e minhas roupas teriam nojo de mim.
É que Deus não é um homem como eu, para que
eu possa dizer-lhe:
‘Vamos comparecer juntos no tribunal’.
Se houvesse entre nós um árbitro,
que pusesse as mãos sobre nós dois!
Ele afastaria de mim a vara de Deus,
para que eu não enlouquecesse com seu terror.
Então eu poderia falar sem medo;
do contrário, não sou dono de mim mesmo.”
(Jó 9 – BPa/BPe)
1: Raab, monstro do Caos, alternando com
Leviatã ou Tannin, é a personificação mítica das águas primitivas, o Mar
(Tiammat). Para afirmar o domínio criador de Iahweh, a imaginação popular e
poética celebrava-o como vencedor ou destruidor de Raab (cf. 7,12+ e 26,12+; Sl
89,11; Is 51,9). Em contexto histórico, Raab personifica o Mar Vermelho e, a
seguir, o Egito (cf. Is 30,7; Sl 87,4). (BJ)
2: Só Deus pode apagar o pecado; o pecador
não tem poder para isso, mas encontra uma saída apelando para a misericórdia
divina, como no Sl 51. Jó, que não tem consciência de haver pecado, partilha
desse sentimento de impotência sem poder partilhar desse recurso. (BJ)
3: Jó não quer reconhecer uma culpabilidade
de que não está convencido. (BJ)
“Pretendes sondar a profundeza de Deus,
ou abranger a perfeição do Todo-poderoso?
É mais alto que o céu: que poderás fazer?
Mais profundo que o Xeol: que poderás saber?
É mais vasto que a terra
e mais extenso que o mar.
Se ele se apresenta, prende e intima a
julgamento,
quem pode impedi-lo?
Ele conhece os homens falsos:
Se vê a maldade, não vai prestar atenção?
É mais fácil um asno selvagem ser
domesticado,
do que um idiota criar juízo.
Se dirigires teu coração a Deus
e estenderes as mãos para ele,1
se afastares das tuas mãos a maldade
e não alojares a injustiça em tua tenda,
poderás levantar teu rosto sem mácula,
serás inabalável e nada temerás.
Esquecerás tuas desgraças
ou se lembrará delas como águas passadas.
Tua vida ressurgirá como o meio-dia,
e a escuridão será para você como a aurora.
Terás confiança, porque agora há esperança;
vivias perturbado, deitar-te-ás tranquilo.
Repousarás sem sobressaltos
e muitos procurarão os seus favores.
Mas os olhos dos perversos ficam cegos,
Não encontram escapatória,
sua esperança é um alento que se extingue.”
(Jó 11,7-20 – BJ/BPe/BPa)
1: Era o gesto da oração de súplica (cf. Ex
9,29.33; 1Rs 8,38; Is 1,15). (BJ)
“Você (Jó) se dilacera com sua própria raiva.
Será que a terra vai ficar desabitada por sua
causa?
Ou será que as rochas vão mudar de lugar?
A luz do injusto se apagará,
e o fogo do seu lar não brilhará mais.
A luz de sua tenda se escurecerá,
e a lâmpada que está sobre ele se apagará.
Os seus passos vigorosos ficarão curtos,
e os seus próprios projetos o derrubarão.
Com seus próprios pés ele cai numa rede
e caminha sobre uma armadilha.
Um laço o prende pelo calcanhar, e o segura
firme.
A corda está escondida no chão,
e a armadilha no seu caminho.
Os terrores o rodeiam e amedrontam,
perseguindo-o em cada passo.
A sua prosperidade se transformará em
carestia,
e a desgraça estará de pé a seu lado.
A doença devora sua pele,
e a peste1 rói seus membros.
Será arrancado de sua tenda na qual confiava
e será arrastado à presença do rei dos
terrores.2 e 3
Já se pode habitar na tenda que não pertence
mais a ele, espalhando-se enxofre na sua moradia.
Em baixo, suas raízes secarão e,
no alto, seus ramos serão cortados.
Sua lembrança desaparecerá da terra,
e seu nome será esquecido na vizinhança.
Será expulso da luz para as trevas,
e exilado para fora do mundo.
Não terá família nem filhos entre seu povo,
e não deixará sobrevivente em seu território.
O ocidente se espantará com o destino dele,
e o oriente ficará horrorizado.
Esse é o destino do injusto,
a situação de quem não reconhece a Deus.”
(Jó 18,4-21 – BPa)
1: “O Primogênito da Morte” que, sem dúvida,
se refere a mais grave das enfermidades: a peste. (BJ)
2: Personagem da mitologia grega e oriental
(Nergal, Plutão etc.) que parece imperar aqui a espíritos infernais, espécies
de Fúrias que se encarniçam contra os criminosos, ainda em vida. (BJ)
3: A morte personificada como Deus. Ver Sl
49,5. (BPe)
“Você não sabe que desde sempre,
desde quando o homem foi posto na terra,
o triunfo dos injustos é passageiro
e a alegria do perverso dura apenas um
instante?
Embora sua ambição se eleve até o céu
e toque com sua cabeça as nuvens1,
ele perecerá para sempre como esterco
e os que o viam, agora perguntam: ‘Onde está
ele?’
Ele se desfaz como um sonho, e não o
encontram;
ele desaparece como visão noturna.
Os olhos que o viam, não o verão mais,
e a sua morada não mais o reconhecerá.
Seus filhos terão que indenizar os pobres;
suas próprias mãos terão de restituir suas
riquezas.
Seus membros ainda cheios de juventude
se deitarão com ele no pó.
O mal era doce na sua boca,
e ele o escondia debaixo da língua;
ele o saboreava sem o engolir,
segurando-o no céu da boca.
Pois bem! Esse alimento apodrecerá no seu
ventre
e se transformará em veneno de cobra.
Vomitará as riquezas que engoliu,
Deus as faz regurgitar do ventre dele.
Sugará veneno de serpente,
e as presas da víbora o matarão.
Nunca mais verá as fontes de óleo,
nem os rios de leite e mel.
Terá que devolver, sem usar, os frutos do seu
trabalho,
e não desfrutará da prosperidade de seus
afazeres:
porque explorou e desamparou os pobres,
e se apropriou de casas que não tinha
construído.
Porque não soube acalmar sua cobiça,
não salvará nenhum de seus tesouros.
Nada escapava de sua voracidade e,
por isso, sua prosperidade não durará.
Da abundância cairá na miséria,
e os golpes da desgraça cairão sobre ele.
Para lhe encher o ventre,
Deus lhe enviará o incêndio de sua ira,
e sobre ele fará chover suas flechas.2
Caso escape das armas de ferro,
uma flecha de bronze o atravessará;
a ponta da flecha sai brilhando de suas
costas,
depois de ter atravessado o fígado,
enchendo-o de pavor.
Todas as trevas serão reservadas para ele,
e um fogo não aceso por homens o devorará,
consumindo tudo o que resta de sua tenda.
O céu revelará a injustiça dele
e contra ele a terra se erguerá.
Um dilúvio arrastará sua casa,
como as cataratas no dia da ira de Deus.
Essa é a parte que Deus reserva para o
injusto,
essa é a herança que Deus lhe prepara”.
Então Jó respondeu:
“Escutem com atenção as minhas palavras.
Deem pelo menos esse conforto para mim.
Tenham paciência enquanto falo.3
E quando eu terminar, vocês poderão zombar de
mim.
Estou por acaso me queixando de algum homem?
Estou perdendo a paciência sem motivo?
Olhai para mim e empalidecei,
e colocarão a mão na boca.4
Só de pensar nisso, fico desconcertado,
um pavor apodera-se do meu corpo.
Por que os injustos continuam vivos,
e envelhecem cada vez mais ricos?
Sua descendência está segura na companhia
deles,
e eles veem os seus filhos crescer.
Suas casas são tranquilas e sem temor;
o bastão de Deus não os atinge.
Seus touros reproduzem sem falhar,
e suas vacas dão cria sem abortar.
Eles deixam suas crianças correr como
cabritos,
e seus pequenos saltam alegremente.
Cantam ao som de cítaras e pandeiros,
e se divertem ao som da flauta.
Suas vidas transcorrem docemente,
e eles descem tranquilos à sepultura.
Eles diziam a Deus: ‘Passa longe de nós,
pois não nos interessa conhecer os teus
caminhos.
Quem é o Todo-poderoso para que o sirvamos?
O que é que ganhamos rezando a ele?’
Pois bem! Eles têm na mão a felicidade,
e os projetos do injusto estão longe de Deus.
Quantas vezes a lâmpada dos injustos se
apaga,
ou a desgraça cai sobre eles,
ou a ira de Deus os castiga com sofrimentos?
Por acaso, eles se tornam como folha seca ao
vento,
ou como palha levada pelo furacão?
Dizem que Deus castiga os filhos do injusto!5
Ora, faça que o injusto mesmo pague e
aprenda:
que seus próprios olhos vejam a sua ruína,6
e ele mesmo beba a ira do Todo-poderoso.
Pois, o que lhe importa a sua família depois
de morto,
quando o tempo de sua vida tiver chegado ao
fim?
Pode-se por acaso dar lições a Deus?
Deus governa só no céu.
Uma pessoa chega à morte em pleno vigor,
sempre tranquila e próspera,
Seu sexo cheio de vigor
e com a medula dos ossos cheia de energia.
Outra pessoa morre cheia de amargura,
sem nunca ter provado a felicidade.
E, contudo, se deitam juntas no mesmo pó,
cobrem-se ambas de vermes.
Eu sei muito bem o que vocês estão pensando,
e conheço os maus pensamentos que vocês
remoem contra mim.
Eu sei que vocês dizem:
‘Onde está a casa do poderoso,
onde está a moradia dos injustos?’
Por que vocês não fazem perguntas aos
viajantes
e não acreditam no que eles dizem?7
O perverso é poupado no dia da catástrofe,
e no dia da ira consegue escapar.
Quem vai reprovar a conduta dele?
Quem vai pedir contas do que ele fez?
Ele será solenemente acompanhado à sepultura,
montarão guarda no seu túmulo,
e a terra será leve para ele.
Todos os homens o acompanham
e uma incontável multidão vai à frente dele.
E vocês me querem consolar com banalidades?
As respostas de vocês são puro engano.”
(Jó 20,4-21,34 – BPa/ BPe / BJ)
1: A Bíblia faz muitas alusões ao titânico
prometeico expresso pelo homem nas origens (cf. Gn 11,4; Is 14,13-14; Ez
28,2.17). Esta tradição, de cunho antes mitológico, confere com a tradição de
Gn 3 na explicação da queda do homem pelo orgulho. (BJ)
2: As mesmas imagens descrevem o castigo
coletivo de Israel ou dos povos. O Deus guerreiro empunha as armas (cf. Dt
32,41; Sb 5,18-20), envia doenças e flagelos diversos, e a terra abalada pela
ira divina, associa-se a esta obra de destruição como quando do julgamento
escatológico (cf. Is 24,18). (BJ)
3: Quem sofre não está disposto a ouvir
aqueles que não partilham e nem sabem compreender a sua dor. Seu conforto é
falar e ser ouvido. Na dor do justo que sofre, há uma luta com o próprio Deus
que apavora tanto o sofredor como aqueles que o escutam. (BPa)
4: A atitude expressiva do silêncio, quando
toda palavra parece vã ou imprudente. (BJ)
5: Opinião antiga e autorizada (Ex 34,7; Dt
5,9), posteriormente corrigida (Dt 24,16; Jr 31,29; Ez 18; cf. Jó 9,1-3). Jó
mostra a insuficiência dela: o ímpio não sofrerá e não saberá disso (cf.
14,21-22). (BJ)
6: Outro fato desconcertante: o capricho com
que a morte fere. (BJ)
7: Jó, exemplo de probidade e retidão,
oferecia abrigo aos viajantes.
“Por que o Todo-poderoso não marca tempos de
julgamento,
para que os seus fiéis possam presenciar às
suas intervenções?
Os injustos mudam as fronteiras,
roubam rebanhos e os levam a pastar.
Apoderam-se do jumento que pertence ao órfão,
e penhoram o boi que é da viúva.1
Empurram os indigentes para fora do caminho,
e os pobres da terra têm que se esconder.
Como asnos do deserto, saem para trabalhar:
desde a madrugada vão em busca de alimentos,
e até a tarde procuram o pão para seus
filhos.
Fazem colheita em campo alheio,
e catam os restos na vinha do injusto.
Passam a noite nus,
sem roupa para se protegerem do frio.2
Ensopados com as chuvas das montanhas,
sem abrigo, eles se apertam entre as rochas.
Os injustos arrancam o órfão do peito
materno,
e penhoram a roupa do pobre.
Estes andam nus por falta de roupa,
e famintos carregam feixes.
Espremem azeite no moinho
e, sedentos, pisam a uva nos tanques.
Na cidade os moribundos gemem,
e os feridos pedem socorro.
E Deus não faz caso da súplica deles.
Outros são rebeldes à luz,3
não conhecem os caminhos de Deus,
nem frequentam suas estradas.
De madrugada, o assassino se levanta
para matar o pobre e o indigente.
Durante a noite, o ladrão ronda,
cobrindo o rosto com uma máscara.
O olho do adúltero aguarda o anoitecer,
pensando: ‘Ninguém me verá’.
Na escuridão, eles arrombam as casas,
enquanto de dia se escondem
aqueles que não querem nada com a luz.
O amanhecer é escuro para eles,
pois estão acostumados com o medo das
trevas”.
(Jó 24,1-17 – BPa / BJ / BPe)
1: Grave pecado num contexto de propriedade
rural: Dt 19,14; 27,17; Pr 22,18; 23,10. Órfão e viúva representam as classes
fracas, indefesas: Ex 22,21-23; Dt 24,17; 27,19s; Is 1,17.23. (BPe)
2: A roupa tomada do pobre como penhor deve
ser devolvida à noite: Ex 22,25. (BPe)
3: Esta diatribe contra os inimigos da luz;
quiçá um poema independente aqui retomado pelo autor, chama a atenção para os
opressores, que Deus permite agir na sombra. A luz é a luz física, mas o
sentido moral está subjacente (cf. Jo 8,12+). (BJ)
“Agora, porém, zombam de mim
pessoas mais jovens que eu,
cujos pais eu não deixaria entre os cães do
meu rebanho.
Para que me serviriam os braços deles,
sem forças como estavam?
Consumidos pela fome e miséria,
eles ruminavam as raízes do deserto,
em sombria e desolada solidão.1
Colhiam ervas amargas entre os arbustos,
alimentando-se com raízes de plantas.
Expulsos da sociedade a gritos,
como se fossem ladrões,
moravam em barrancos escarpados,
em cavernas e grutas do rochedo,
rugindo entre as moitas,
agachados debaixo dos espinheiros.
Gente vil, homens sem nome,
expulsos do país!
Pois bem! Agora eu me tornei alvo de suas
zombarias
e tema de suas piadas!
Eles me desprezam e se afastam,
e até se atrevem a me cuspir no rosto.
Deus soltou a corda do meu arco e humilhou-me2
e eles se desenfreiam contra mim.
À minha direita, os canalhas se levantam,
olham se estou tranquilo
e me preparam o caminho da destruição.
Desfazem a minha trilha,
e trabalham juntos para a minha ruína,
e ninguém os detém.
Irrompem por uma larga brecha
em avalanche, como tempestade.
Os terrores caem sobre mim,
a minha dignidade se dissipa como vento,
e a minha felicidade se desfaz como nuvem.
Agora quero desafogar-me.
apoderam-se de mim dias de aflição.
De noite, um mal penetra nos meus ossos,
pois não dormem as chagas que me corroem.
Deus me agarra com violência pela roupa
e me segura pela gola da túnica,
me atira no meio da lama,
e eu fico misturado com o pó e a cinza.3
Clamo por Ti, e não me respondes.
Eu insisto, e tu não te importas comigo.
Tu te transformaste em meu carrasco,
e me atacas com o teu braço musculoso.
Tu me levantas e me fazes cavalgar o vento,
sacudindo-me no furacão.
Eu sei muito bem que tu me conduzes para a
morte,
para o lugar onde todos os seres vivos se
encontram.4
Quem não estende os braços quando afunda?
No desastre, quem não grita por socorro?
Não chorei junto com o oprimido?
Não tive compaixão do pobre?
Esperei felicidade, veio-me a desgraça;
eu esperava a luz, mas veio a escuridão.
As minhas entranhas fervem e não se acalmam,
dias de aflição vêm ao meu encontro.
Eu caminho no luto, longe do sol,
e me levanto na assembleia para pedir
auxílio.
Tornei-me irmão dos chacais
e companheiro dos avestruzes.5
Minha pele escurece e cai,
meus ossos queimam de febre.
Minha cítara acompanha o luto,
e minha flauta acompanha o pranto.”
(Jó 30 – BPa / BPe / BJ)
1: O extremo da humilhação é sofrer a
zombaria das pessoas mais indignas. Jó descreve aqui, de modo genérico,
malfeitores que vagueiam à margem da cultura, gente indesejável expulsa do
convívio social. Se Jó foi expulso da comunidade pelo perigo de contágio (cf.
Lv 13,46), é mais fácil imaginar que se veja exposto à zombaria dos vagabundos.
Essa descrição tem pontos de contato com a de 24,5-8, e alguns comentaristas
preferem considerá-la como adição estranha ao texto. (BPe)
2: “Minha corda”: do arco (29,20) ou da
tenda. O sujeito é duvidoso. (BPe)
3: Como se houvesse começado a execução do
réu: a roupa expressa sua dignidade pessoal, e é empregada para dominar o réu;
lama, barro e cinza recordam ao homem sua origem, são sinal de luto e
penitência e também símbolo da morte. (BPe)
4: Deus devolve á terra o que é dela, o homem
ao pó, Gn 3,19; Sl 9,18 (os perversos); 90,3 (filhos de Adão); Ecl 12,5.7. Mas
a vida pertence à morte? Mais bem dizendo, Deus retira seu alento: Sl 104,29.
(BPe)
5: Ou seja, companheiro de animais selvagens,
habitantes das ruínas e do despovoado: Is 23,21-22; 34,13-15; Mq 1,8. (BPe)
Nas outras postagens da Bíblia, eu tentava inserir a melhor tradução daquele respectivo trecho, porém, sempre me deparava com a problemática de eventualmente partes dentro do mesmo texto serem mais belos/inteligíveis em uma tradução e parte em outra. Ficava sempre na dúvida em qual escolher e acabava tendo que preterir uma parte em benefício de outra.
ResponderExcluirPorém, quando fazia esta postagem, tive a ideia de aproveitar as melhores traduções dentro de um mesmo trecho, alternando-as conforme o necessário. Portanto, quando isto ocorreu, são identificadas quais Bíblias foram utilizadas.