Editora: Martin Claret
ISBN: 978-85-7232-294-2
Opinião: ★★★☆☆
Páginas: 182
Sinopse: É depois
da morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode
suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as
instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os
comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e
implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis.
“Acresce que a gente grave achará no livro umas
aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance
usual; ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são
as duas colunas máximas da opinião.”
“Creiam-me, o menos mau é recordar; ninguém se
fie da felicidade presente; há nela uma gota da baba de Caim.”
“Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de
“menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do
meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei
a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava
fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e,
não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara
o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis anos.”
“Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco
tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus
estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes.
Naquele ano, ela morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico,
– uma pérola.”
“(no navio) Fiquei só; mas a musa do capitão varrera-me
do espírito os pensamentos maus; preferi dormir, que é modo interino de morrer.
No dia seguinte, acordamos debaixo de um temporal, que meteu medo a toda a gente,
menos ao doido; esse entrou a dar pulos, a dizer que a filha o mandava buscar, numa
berlinda; a morte de uma filha fora a causa da loucura. Não, nunca me há de esquecer
a figura hedionda do pobre homem, no meio do tumulto das gentes e dos uivos do furacão,
a cantarolar e a bailar, com os olhos a saltarem-lhe da cara, pálido, cabelo arrepiado
e longo. Às vezes parava, erguia ao ar as mãos ossudas, fazia umas cruzes com os
dedos, depois um xadrez, depois umas argolas, e ria muito, desesperadamente. A mulher
não podia já cuidar dele; entregue ao terror da morte, rezava por si mesma a todos
os santos do céu. Enfim, a tempestade amainou. Confesso que foi uma diversão excelente
à tempestade do meu coração. Eu, que meditava ir ter com a morte, não ousei fitá-la
quando ela veio ter comigo.”
“– Vamos, continuou, entreguemo-la à cova que
nunca mais se abre.
Efetivamente, poucas horas depois, era o cadáver
lançado ao mar, com as cerimônias do costume.”
“Talvez espante ao leitor a franqueza com que
lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira
virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses,
a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões
e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o
melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a
si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia,
que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade!
Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lentejoulas, despregar-se,
despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser!
Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem
estranhos; não há plateia. O olhar da opinião, esse olhar agudo e judicial, perde
a virtude, logo que pisamos o território da morte; não digo que ele se não estenda
para cá, e nos não examine e julgue; mas a nós é que não se nos dá do exame nem
do julgamento. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos
finados.”
“Desde então fiquei perdido. Virgília comparou
a águia e o pavão, e elegeu a águia, deixando o pavão com o seu espanto, o seu despeito,
e três ou quatro beijos que lhe dera. Talvez cinco beijos; mas dez que fossem não
queria dizer coisa nenhuma. O lábio do homem não é como a pata do cavalo de Átila,
que esterilizava o solo em que batia; é justamente o contrário.”
“Mas eu era moço (na época em que ficara doente),
tinha o remédio em mim mesmo.”
“Voltemos à casinha. Não serias capaz de lá entrar
hoje, curioso leitor; envelheceu, enegreceu, apodreceu, e o proprietário deitou-a
abaixo para substituí-la por outra, três vezes maior, mas juro-te que muito menor
que a primeira. O mundo era estreito para Alexandre; um desvão de telhado é o infinito
para as andorinhas.”
“Matamos o tempo; o tempo nos enterra.”
“Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros.”
“Não se compreende que um botocudo fure o beiço
para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta reflexão é de um joalheiro.”
“Cinquenta anos! Não é ainda a invalidez, mas
já não é a frescura. Venham mais dez, e eu entenderei o que um inglês dizia, entenderei
que “coisa é não achar já quem se lembre de meus pais, e de que modo me há de encarar
o próprio ESQUECIMENTO”.”
“– Não me podes negar um fato, disse ele; é que
o prazer do beneficiador é sempre maior que o do beneficiado. (....)
A persistência do benefício na memória de quem
o exerce explica-se pela natureza mesma do benefício e seus efeitos. Primeiramente,
há o sentimento de uma boa ação, e dedutivamente a consciência de que somos capazes
de boas ações; em segundo lugar, recebe-se uma convicção de superioridade sobre
outra criatura, superioridade no estado e nos meios; e esta é uma das coisas mais
legitimamente agradáveis, segundo as melhores opiniões, ao organismo humano.”
“Ri-me a princípio; mas a nobre convicção do filósofo
incutiu-me certo medo. A única objeção contra a palavra do Quincas Borba é que não
me sentia doido, mas não tendo geralmente os doidos outro conceito de si mesmos,
tal objeção ficava sem valor.”
“– O cristianismo é bom para as mulheres e os
mendigos, e as outras religiões não valem mais do que essa: orçam todas pela mesma
vulgaridade ou fraqueza. O paraíso cristão é um digno êmulo do paraíso muçulmano;
e quanto ao nirvana de Buda não passa de uma concepção de paralíticos. Verás o que
é a religião humanística.”
“E imaginará mal; porque ao chegar a este outro
lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste
capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado
da nossa miséria.”
ei gostei muito do seu blog e desta resenha este livro ´muito bom tem aqui em casa mais eu nunca tinha me interessado m ler agora vou ler sim... :D
ResponderExcluirse quiser visitar meu blog : www.umcontoliterario.blogspot.com.br
Muito bom esse post, porém você esqueceu desse trecho "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas". Mas gostei da proposta do seu blog.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com